Secretaria de Saúde investiga 7 casos suspeitos de febre Oropouche no RN
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que investiga sete casos suspeitos para febre Oropouche no estado. Todos os casos são de pacientes de Natal.
A doença é uma arbovirose, como a dengue, a zika e a chikungunya e é transmitida pelo inseto conhecido como maruim. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos.
O Brasil vive um surto de casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde. Quase 8 mil casos já foram confirmados em 22 estados, desde o início do ano.
O Rio Grande do Norte é um dos cinco que ainda não tiveram ocorrência da oropouche confirmada – o único do Nordeste.
“Nós não conseguimos afirmar a circulação do vírus no estado do Rio Grande do Norte. Entretanto existem sim casos em investigação e a vigilância segue fazendo uma busca ativa desses casos no estado”, afirmou Diana Rêgo, coordenadora da Vigilância em Saúde da Sesap.
No Ceará, estado vizinho, 122 casos já foram confirmados e um óbito fetal é investigado. Na Paraíba, um caso foi confirmado para a doença.
O inseto responsável pela transmissão da doença pode ser encontrado em zonas rurais, especialmente em áreas de mangue, em valas com água parada e também em locais com lixo, principalmente orgânico. As formas de prevenção as mesmas da dengue.
“Para as pessoas que moram em regiões que já sabem da existência do mosquito maruim – nós temos alguns municípios no estado – nessas regiões a gente tem recomendado fortemente o uso de roupas cumpridas, roupas claras, uso de repelentes e, se possível, o uso de telas”, afirmou Diana.
G1 RN
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.