Moraes manda PGR opinar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro após arma registrada em seu nome ser apreendida

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República opine sobre a manutenção da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro após uma arma registrada em seu nome ser apreendida com um militar em blitz no Distrito Federal. A informação é d’O Globo.

Moraes quer saber se a apreensão configura falta grave capaz de interromper o benefício da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente.

Os advogados de Bolsonaro pediram nesta quinta-feira a prorrogação da domiciliar, citando um quadro de multicomorbidade com ao menos doze doenças crônicas e sequelas permanentes, entre elas apneia grave, hipertensão, doença coronariana e episódios recorrentes de obstrução intestinal.

A defesa também listou cirurgias abdominais com sequelas funcionais, instabilidade postural, traumatismo cranioencefálico por queda recente e cirurgia ortopédica no ombro direito realizada recentemente.

Os advogados argumentam que o STF já firmou entendimento de que a domiciliar humanitária não exige quadro terminal, mas apenas a necessidade de tratamento contínuo e ambiente que reduza riscos de agravamento da saúde do réu.

A defesa citou como precedentes a domiciliar concedida ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e a um idoso condenado a 14 anos de prisão pelos atos do 8 de janeiro que teve o mesmo benefício autorizado pelo tribunal.

Mais >

Trabalhador morre após ser atingido por viga durante obra de galpão em Natal

Um acidente de trabalho registrado no fim da tarde desta terça-feira (23) terminou com a morte de um jovem de 26 anos durante a construção de um galpão na Zona Norte de Natal.

A vítima foi identificada como Vitor Peixoto, de 26 anos.

Segundo informações repassadas por familiares, o jovem trabalhava em um depósito localizado ao lado da obra e costumava auxiliar o patrão na construção do galpão após o expediente.

Ainda de acordo com os relatos, Vitor realizava atividades no local quando foi atingido na cabeça por uma viga que se desprendeu da estrutura.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas, ao chegar ao local, a equipe constatou que o trabalhador já estava sem vida.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pela Polícia Civil.

Com informações de Portal da Tropical

Motorista de aplicativo de Caicó sofre grave acidente em rodovia da Paraíba e hospital de Patos deve transferi-lo para o Trauma HEETSHL


Um motorista de aplicativo residente em Caicó, identificado por amigos apenas como “Tonny”, foi vítima de um grave acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira (24), na BR-230, na região de Patos, no Sertão da Paraíba. Ele foi socorrido pelo SAMU e deu entrada às 6h39 no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em estado grave.

Inicialmente sem documentos de identificação, o paciente precisou ter sua identidade confirmada por meio de contatos realizados após o hospital divulgar um pedido de ajuda à população. Segundo informações repassadas por amigos e moradores, Tonny reside na Rua Ana Edite de Medeiros, localizada entre os bairros Castelo Branco e Canuto e Filhos, na zona oeste de Caicó.

De acordo com uma moradora de Patos que acompanha o caso, a família já foi comunicada e pessoas próximas estão prestando apoio junto à unidade hospitalar. “Já entramos em contato com a família dele de Caicó. Também já tem gente aqui com ele para responder às solicitações do hospital. Ele está entubado na UTI e vai ser encaminhado para Campina Grande. Só pedimos oração pela vida dele”, relatou.

Em razão da gravidade dos ferimentos, o paciente deverá ser transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, referência em atendimento de alta complexidade na Paraíba. O estado de saúde inspira cuidados. Familiares e amigos seguem mobilizados em corrente de oração pela recuperação do caicoense.

Calor acima da média pressiona agricultura do RN no segundo semestre

A agricultura potiguar pode enfrentar aumento da demanda por água e maior risco de estresse hídrico no segundo semestre em razão da previsão de um inverno mais quente no Rio Grande do Norte. Conforme o setor produtivo, o cenário pode elevar a demanda por água e aponta maior vulnerabilidade das culturas de sequeiro.

Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o inverno de 2026, influenciado pelo El Niño, pode registrar temperaturas acima da média histórica e ventos reduzidos.

Neste momento, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) avalia que ainda é cedo para projetar crescimento ou redução generalizada da produção agrícola no segundo semestre. “O cenário recomenda cautela, uma vez que o desempenho da safra dependerá da evolução das condições climáticas ao longo dos próximos meses”, pondera a instituição.

Nas áreas irrigadas, a tendência é de estabilidade produtiva, desde que haja disponibilidade hídrica suficiente para atender à demanda das culturas, segundo a instituição.

De acordo com a Faern, as culturas de sequeiro — plantações sem irrigação artificial — tendem a ser as mais afetadas. “As culturas de sequeiro, especialmente milho e feijão, tendem a ser as mais sensíveis às alterações climáticas previstas, pois dependem diretamente da umidade do solo e da regularidade das chuvas”, explica.

O principal desafio para a agropecuária potiguar não é um evento climático isolado, mas a crescente variabilidade climática, conforme a federação.

“O produtor rural do RN convive historicamente com condições adversas e tem demonstrado grande capacidade de adaptação. No entanto, manter a competitividade da produção exigirá cada vez mais gestão eficiente da água, assistência técnica, crédito adequado, inovação e tecnologias adaptadas ao semiárido”, avalia.

Mais >

Álvaro Dias inicia projeto Endireita RN com encontros regionais no interior do estado. O 1º será em Santa Cruz/RN

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), dá início nesta semana ao Projeto Endireita RN, uma série de encontros regionais que percorrerá o estado reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da sociedade para discutir propostas e os desafios do Rio Grande do Norte.

A primeira edição acontece nesta quinta-feira (25), em Santa Cruz, com o tema “A Nova Rota do Trairi e Agreste”. O evento será realizado às 19h30, na quadra do Instituto Cônego Monte.

Além de Álvaro Dias, participarão do encontro o senador Rogério Marinho, o senador Styvenson Valentim, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira e o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio. Além de lideranças políticas da região.

A programação do Endireita RN terá continuidade na sexta-feira (26), em São Tomé, com o encontro voltado para o Potengi. No sábado (27), será a vez de Caicó sediar o encontro do Seridó, encerrando a primeira rodada de debates e mobilizações.

A iniciativa faz parte da estratégia de interiorização da pré-campanha de Álvaro Dias e busca ampliar o diálogo com as diferentes regiões do estado, ouvindo demandas locais e fortalecendo a construção de propostas para as eleições de 2026.

A expectativa é reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e lideranças de dezenas de municípios.

Janja vem a Natal na sexta (26) para ato de enfrentamento à violência contra a mulher

Janja foto Fabio Rodrigues Pozzebom ABr

A primeira-dama do País, Janja da Silva, desembarca em Natal na próxima sexta-feira 26 para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade integra uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer nos estados as ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa lançada em fevereiro deste ano pelos Três Poderes para ampliar políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.

Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.

A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 630 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil somente neste ano. O Governo Federal afirma que houve redução de 11% nos registros dos meses de abril e maio em comparação com o mesmo período do ano passado. A avaliação do Executivo é que os números coincidem com a implementação do pacto nacional lançado em fevereiro e que a ampliação das ações nos estados pode acelerar ainda mais a queda dos índices.

Mais >

Campos de petróleo no RN recebem licenças prévias para novos poços

O conjunto de licenças ambientais emitidas pelo Idema foi concedido para a realização de atividades de perfuração, operação e infraestrutura nos campos de produção de Paturi, em Mossoró, e Cachoeirinha, em Caraúbas.

A PetroReconcavo recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) um conjunto de licenças ambientais para atividades de perfuração, operação e infraestrutura nos campos de produção de Paturi, em Mossoró, e Cachoeirinha, em Caraúbas. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).

Entre as autorizações concedidas estão licenças prévias para a perfuração dos poços PTR-DW-02 e PTR-DW-12, em Mossoró, com validade até junho de 2028 e junho de 2027, respectivamente. Além disso, foi autorizada a instalação de um acesso ao poço PTR-DW-12, por meio de licença simplificada válida até junho de 2027.

A empresa recebeu ainda a licença simplificada para implantação de um acesso ao poço PTR-DW-02, no Campo de Produção Paturi (PTR), em Mossoró, com 94,44 metros. A licença tem validade até junho de 2028.

O Idema também emitiu licença prévia para a viabilidade ambiental de uma linha de surgência (tubulação) ligada ao poço PTR-DW-02, com extensão de 1.819,92 metros. Outra licença prévia foi concedida para uma linha de surgência do poço PTR-DW-12, com 1.996,71 metros, ambas localizadas no mesmo campo de produção.
No Campo de Produção de Livramento, em Mossoró, a empresa obteve a renovação da licença de operação para 29 poços petrolíferos, com validade até junho de 2029.

Já no município de Caraúbas, a companhia recebeu licença de instalação para quatro novos poços petrolíferos no Campo de Produção Cachoeirinha (CAC). A autorização prevê que a produção dos poços seja escoada para a Estação Coletora e Compressora (ECC) e tem validade até junho de 2028.

Em nota, a empresa diz que a emissão desse conjunto de licenças garante a continuidade das atividades de desenvolvimento da companhia no Rio Grande do Norte, dentro da sua estratégia de atuação. “A PetroReconcavo vem atuando de forma sistemática e consistente na revitalização de seus ativos no estado”, afirma.

A companhia cita investimentos em perfuração, workovers e, mais recentemente, na intensificação de projetos de injeção de água, voltados à manutenção de pressão e à recuperação de reservatórios maduros.

Mais >

Dragagem do Porto de Natal avança, e obra deve ser concluída em outubro

Draga 01

A dragagem do Porto de Natal alcançou 24,6% de execução e segue dentro do cronograma estabelecido pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), em uma obra considerada estratégica para ampliar a competitividade logística do Estado. Desde o início dos trabalhos, em 24 de abril, já foram retirados cerca de 444 mil metros cúbicos de sedimentos do canal de acesso, volume equivalente a quase um quarto dos 1,8 milhão de metros cúbicos previstos para esta primeira etapa.

Com investimento estimado em R$ 60 milhões, a intervenção tem como principal objetivo restaurar o calado operacional do terminal para 12,5 metros, permitindo a entrada de embarcações maiores e ampliando a capacidade de movimentação de cargas. Segundo a Codern, a draga responsável pelo serviço realizou 266 viagens até a última sexta-feira 19, mantendo a previsão de conclusão desta fase em até 120 dias, com término esperado para o fim de outubro.

A ampliação da profundidade do canal é uma demanda antiga do setor produtivo potiguar. Em 2023, um navio encalhou na área de acesso ao porto, evidenciando as limitações operacionais da estrutura e levando à realização de uma dragagem emergencial que elevou o calado para 10 metros. Com a nova intervenção, a expectativa é aumentar a atratividade do terminal para cargas de maior valor agregado, ampliar a movimentação portuária e abrir espaço para novos negócios, incluindo operações com cargas especiais e cargas vivas.

Apesar do avanço da primeira etapa, a continuidade do projeto ainda enfrenta desafios. A segunda fase da dragagem, que prevê a adequação da bacia de evolução utilizada para manobras das embarcações, segue sem cronograma definido por depender da conclusão do processo de licenciamento ambiental.

A Codern informou que participará de audiência no Ministério Público Federal (MPF) para discutir questionamentos apresentados pela Colônia de Pescadores. Paralelamente, a estatal mantém outras obras de modernização financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a recuperação de armazéns e galpões, a implantação de sistema fotovoltaico — com 52% de execução — e a instalação dos dolphins de atracação, prevista para começar em julho.

Homem acusado de espancar namorada com 61 socos em Natal vai a júri popular

Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de agredir a então namorada dentro de um elevador com 61 socos, em julho de 2025, na zona Sul da capital potiguar, vai a júri popular após decisão da 1ª Vara Criminal de Natal.

Na decisão, o juiz manteve a prisão preventiva e entendeu que o réu deve responder por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras. O magistrado destacou a gravidade das agressões e as consequências para a vítima.

De acordo com o processo, a vítima, Juliana Soares, sofreu fraturas graves no rosto, precisou passar por cirurgia reconstrutiva e teve placas de titânio e parafusos implantados. Ela também ficou com sequelas neurológicas, incluindo paralisia facial.

As imagens do circuito interno do elevador foram consideradas fundamentais no caso. Segundo a decisão, elas mostram o acusado desferindo uma sequência de socos contra a vítima dentro do espaço fechado.

A defesa alegou que não houve risco imediato de morte, mas o juiz entendeu que isso não afasta a acusação de tentativa de homicídio, destacando o potencial letal da conduta. Com a decisão, o processo agora aguarda a definição da data para o julgamento pelo júri popular em Natal.

Com informações de Portal da 98 FM

Governo do RN acompanha avanço das obras do Minha Casa, Minha Vida em Caicó e Currais Novos

A governadora Fátima Bezerra realizou, na manhã desta terça-feira (23), uma visita técnica às obras do Residencial Irmã Ananília I, em Currais Novos, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida que representa um investimento de R$ 13,5 milhões e prevê a construção de 100 unidades habitacionais para famílias de baixa renda.

Localizado no bairro Sílvio Pedroza de Melo, o residencial deverá beneficiar aproximadamente 400 pessoas, ampliando o acesso à moradia digna e contribuindo para a redução do déficit habitacional no município. A agenda integra o acompanhamento realizado pelo Governo do Estado às obras habitacionais em execução no Rio Grande do Norte.

Durante a visita, foram verificados o andamento dos serviços e o cumprimento do cronograma de execução do empreendimento, desenvolvido por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

A iniciativa faz parte da política de habitação de interesse social desenvolvida pelo Governo do RN em parceria com o Governo Federal, garantindo o acesso à casa própria para famílias em situação de vulnerabilidade social e impulsionando a geração de emprego e renda por meio da construção civil.

Parceria para a região

A governadora celebrou o avanço da obra e seus benefícios ao município: “São 100 unidades nesse bloco, onde teremos creche, um pátio e um centro comunitário que serão construídos pela Prefeitura de Currais Novos. Tudo urbanizado. Uma obra em parceria com o governo federal que está gerando mais de 120 empregos aqui para a região. Agradecemos ao presidente Lula por mais essa parceria, por mais esse investimento tão importante para o povo do nosso estado, que é, afinal de contas, a casa, a moradia própria e a habitação.”

“Há muito não víamos na nossa região. Hoje, só nessa etapa, sem contar os apartamentos populares, que estão bastante avançados, temos mais 25 casas populares que conseguimos e mais 100 casas populares para a nossa zona rural. Estamos falando em 225 habitações para a nossa cidade”, comemorou o prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão.

Caicó

Ainda na terça-feira, a governadora realizou uma visita técnica às obras do Residencial Wilma de Faria, em Caicó, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida que contempla a construção de 200 unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda com investimento de R$ 27 milhões.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; pelo coordenador da Caixa Econômica Federal, Welter Santana; e pela coordenadora habitacional da Cehab, Carla Simone.

Corpo é encontrado em manguezal no litoral do RN

O corpo de um homem foi encontrado preso em um manguezal na Lagoa de Guaraíras, entre Tibau do Sul e Senador Georgino Avelino, no litoral do RN, nesta terça-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, o cadáver não possuía marcas de lesões aparentes e o caso é tratado como afogamento.

O bombeiros foram acionados e retiraram o corpo do local. Em seguida, a Polícia Científica do Rio Grande do Norte fez o recolhimento do cadáver para passar por exames necroscópico, toxicológico e identificação.

O caso segue em investigação.

Polícia Militar apreende Espingarda Calibre 12, munições e conduz suspeitos à delegacia de plantão na Grande Natal


Policiais militares da Força Tática do 11º Batalhão de Polícia Militar realizaram a apreensão de uma espingarda calibre 12 e diversas munições durante patrulhamento na Rua Amazonas, no bairro Loteamento Esperança, em Macaíba.

De acordo com a PM, as equipes visualizaram um indivíduo em atitude suspeita portando uma espingarda. Ao perceber a aproximação policial, o homem abandonou a arma e correu para o interior de uma residência de número 355. Diante da situação de flagrante delito, os policiais adentraram o imóvel, onde localizaram o suspeito, um adolescente e uma mulher.

Durante as buscas no local, foi encontrada uma bolsa tipo pochete contendo 16 munições de calibre 12 e uma munição de calibre 38. A espingarda calibre 12 também foi apreendida nas proximidades da residência.

Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde foram realizados os procedimentos cabíveis e a lavratura do flagrante.

Batalhão Augusto Severo
Polícia Militar
Servir e Proteger

Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar Escócia nesta quarta (24), às 19h

A seleção brasileira finalizou, na manhã desta terça-feira (23), os preparativos para o último jogo pelo Grupo C da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami.

A última atividade no Columbia Park, o centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey, antes da partida, contou com 25 dos 26 convocados por Carlo Ancelotti. 

O atacante Raphinha, com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, a mesma que o afastou dos gramados por quase dois meses no começo do ano, foi a única ausência. O goleiro Alisson, poupado por controle de carga na segunda-feira (22), trabalhou normalmente com o grupo.

Pelo terceiro dia consecutivo, Neymar treinou sem restrições junto dos companheiros durante os 15 minutos de atividade a que a imprensa teve acesso. A expectativa é que o atacante seja relacionado pela primeira vez nesta Copa. 

Recuperado de uma lesão grau na panturrilha direita, o camisa 10 não atua desde o dia 17 de maio, na derrota do Santos para o Coritiba, por 3 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Mais uma vez, Ancelotti não deu pistas à imprensa de qual time vai a campo diante da Escócia. Em relação à equipe que venceu o Haiti por 3 a 0 na sexta-feira (19), na Filadélfia, pelo menos uma troca terá de ser feita, devido à lesão de Raphinha.

Mais >

Deputado Francisco acompanha governadora Fátima em agenda de inaugurações e visitas a obras no Seridó


O deputado estadual Francisco acompanhou, nesta terça-feira (23), a governadora Fátima Bezerra em uma série de agendas administrativas na região do Seridó, que contemplaram investimentos em saúde, educação, habitação e infraestrutura.

A primeira atividade ocorreu em Currais Novos, com a inauguração da reforma do centro cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, importante equipamento de referência para toda a região. Em seguida, a comitiva visitou o residencial em construção que contará com 100 novas unidades habitacionais, ampliando o acesso à moradia digna no município.

Já em Caicó, as autoridades visitaram a quadra poliesportiva da Escola Estadual Antônio Aladim, cuja obra de reforma já foi concluída, passando a atender plenamente a comunidade escolar. Também visitaram a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), que teve sua reforma concluída, com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, representando um importante avanço na melhoria da infraestrutura educacional da unidade.

A agenda seguiu ainda para a estrada que liga Caicó até a divisa com o estado da Paraíba, no distrito da Palma, recentemente recapeada com investimento superior a R$ 35 milhões. A via é considerada estratégica por ser importante corredor de escoamento da produção regional, além de fortalecer a integração econômica entre os dois estados.

O roteiro foi encerrado com visita a outro conjunto habitacional, onde estão sendo construídas 200 unidades residenciais, reforçando as ações de ampliação da política habitacional no estado.

O deputado Francisco destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“São ações que mostram o compromisso da governadora Fátima Bezerra com o desenvolvimento do Seridó, com investimentos que fortalecem a saúde, a educação, a infraestrutura e garantem mais dignidade para a população. É um trabalho que tem mudado a realidade da região”, afirmou.

A agenda contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas da região, que acompanharam as visitas e reforçaram a importância das obras em andamento.

Condenado por matar o próprio filho é capturado pela PRF na BR-304 no RN

Um homem condenado por matar o próprio filho, de 19 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (23), durante uma fiscalização da PRF na BR-304, em Assú. Segundo a PRF, os policiais identificaram que havia um mandado de prisão contra o motorista.

O documento foi expedido pela Vara Única da Comarca de Campo Grande, no RN. De acordo com as informações da polícia, o homem foi condenado pelo homicídio do próprio filho, crime ocorrido no interior do estado.

Após a confirmação da ordem judicial, os agentes realizaram a prisão do condenado ainda no local da abordagem. O suspeito foi encaminhado à Polícia Civil, responsável pelos procedimentos legais relacionados ao cumprimento do mandado de prisão.

A PRF não divulgou detalhes adicionais sobre o crime nem a identidade do preso.

Blog do BG

Governo Lula renova cota para carros, os elétricos chineses, beneficia BYD e soma da perda passa dos R$ 2,4 bilhões em impostos


O governo federal prorrogou por seis meses a isenção tributária para carros elétricos desmontados ou semimontados. A cota com imposto zero, valida a partir de julho, é de US$ 643 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões).

O objetivo é conter a alta de preços, mas a decisão divide o setor. A Anfavea e montadoras nacionais criticaram a medida, apontando riscos de desemprego e impacto nos investimentos locais. Veículos importados que já chegam prontos ao país não têm direito ao benefício.

Presidente do PL em Mossoró, Jorge do Rosário, confirma convenção estadual do partido e diz que “será a maior da história do RN”

O pré-candidato a deputado estadual e presidente do PL Mossoró, Jorge do Rosário, confirmou na noite desta terça-feira a realização da convenção estadual do Partido Liberal (PL), marcada para o próximo dia 26 de julho, no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

O anúncio foi feito durante entrevista ao programa Cenário Político, da TCM Telecom. Segundo Jorge, o evento vai reunir lideranças de todo o Rio Grande do Norte para oficializar as candidaturas da chapa majoritária e proporcional da legenda para as eleições deste ano.

Durante a convenção, serão homologadas as candidaturas de Álvaro Dias ao Governo do Estado, do Coronel Hélio ao Senado Federal, além dos nomes que disputarão vagas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Jorge ressaltou a expectativa de uma grande mobilização popular e partidária, classificando o encontro como um marco para a política potiguar.

“Vai ser uma grande convenção. É possível que tenhamos a presença do nosso pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro. Será uma grande festa”, afirmou Jorge.

“Decepcionei minha esposa e meus amigos”: comerciário caicoense faz desabafo comovente sobre “vício no Tigrinho”


O comerciário caicoense Wendell, que trabalha em uma loja de material de construção, publicou nesta terça-feira (23) um vídeo nas redes sociais em que faz um forte desabafo sobre o vício em jogos de azar online, especialmente o popular “Jogo do Tigrinho”.

Em um relato emocionado, Wendell afirmou que o problema tem afetado sua vida pessoal e familiar, levando-o a decepcionar pessoas próximas, incluindo a esposa e amigos. Segundo ele, o vício foi se tornando cada vez mais presente em sua rotina, causando prejuízos não apenas financeiros, mas também emocionais.

Durante o vídeo, o comerciário destaca que decidiu tornar pública sua situação por entender que o primeiro passo para vencer um vício é reconhecer que precisa de ajuda. “O vício não rouba só seu dinheiro. Ele rouba sua dignidade, sua paz, seu sono e até seu caráter”, afirmou.

Wendell também relatou que a compulsão o levou a mentir para familiares e pessoas que confiam nele, algo que considera uma das consequências mais dolorosas da dependência. Ele ressaltou ainda que tentou enfrentar o problema sozinho, mas percebeu que precisava buscar apoio.

Ao final do desabafo, o caicoense deixou uma mensagem de alerta para outras pessoas que possam estar enfrentando a mesma situação. “Procure ajuda, porque sozinho você não vai parar. Não destrua sua família, não destrua sua vida”, declarou.

O vídeo repercutiu nas redes sociais pela sinceridade do relato e reacendeu o debate sobre os impactos dos jogos de apostas online, que têm levado milhares de brasileiros a enfrentar problemas financeiros, emocionais e familiares.

Polícia Civil e Ministério Público deflagram “Operação Emirados” e prendem “empresário” ligado ao ramo de postos de combustíveis na Grande Natal


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte deflagraram, nas primeiras horas desta terça-feira (23), a “Operação Emirados”, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial e blindagem de bens supostamente oriundos de crimes contra a ordem tributária. A ação foi realizada nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino. Entre os alvos dos mandados judiciais estão imóveis localizados em um condomínio de alto padrão no bairro Parque do Jiqui, em Parnamirim, além de endereços situados no distrito de Pium, também em Parnamirim, e no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.

Durante a operação, foi cumprido mandado de prisão contra o principal investigado, empresário com atuação e influência no ramo de postos de combustíveis na Grande Natal, em decorrência de decisão judicial proferida no curso das investigações. De acordo com as apurações, o grupo utilizava interpostas pessoas, conhecidas como “laranjas”, incluindo familiares, funcionários e pessoas de confiança, para registrar formalmente bens e empresas que, na prática, seriam controlados pelos reais beneficiários do esquema. A estratégia tinha como finalidade ocultar a verdadeira titularidade do patrimônio, dificultar o rastreamento dos valores e frustrar eventuais medidas judiciais de bloqueio e constrição decorrentes de dívidas milionárias junto ao Fisco Estadual.

Além da ocultação patrimonial, os elementos colhidos indicam que o grupo também se valia da intimidação de terceiros, familiares, funcionários e colaboradores, inclusive por meio de ameaças e de atos de violência patrimonial, como forma de manter o controle sobre bens, empresas e informações sensíveis, dificultando que a estrutura real do esquema fosse revelada.

As investigações apontam ainda a utilização de empresas formalmente registradas em nome de terceiros, mas com indícios de controle de fato pelos investigados, bem como a aquisição e ostentação de bens de alto valor incompatíveis com a capacidade econômica dos titulares formais. Entre os bens identificados estão imóveis, veículos de luxo, embarcações e participações empresariais.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão e requerido o bloqueio de bens no valor aproximado de R$75 milhões. No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, bem como o bloqueio e a alienação antecipada de 33 veículos, medidas destinadas a assegurar eventual ressarcimento ao erário, preservar o valor econômico dos bens e evitar a dilapidação do patrimônio objeto da investigação.

O nome da operação faz referência ao padrão de vida identificado durante as investigações, marcado pela ostentação de bens de elevado valor, contrastando com a tentativa de ocultação formal do patrimônio. A denominação também remete à estrutura empresarial supostamente controlada pelo principal investigado, composta por postos de combustíveis, distribuidora de alimentos e outras pessoas jurídicas registradas em nome de terceiros, mas que seriam administradas de fato pelo grupo investigado.

A operação contou com o apoio e a participação do Grupo de Atuação Especializada em Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária – GAESF/RN, da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte — SEFAZ/RN, e da Polícia Científica, reforçando a atuação integrada dos órgãos no combate à criminalidade econômica e à lavagem de dinheiro.

Ao todo, mais de 120 policiais participaram da ação, que teve como objetivo o cumprimento das ordens judiciais e a coleta de novos elementos de prova.

As investigações seguem em andamento para aprofundar a identificação dos beneficiários finais do esquema, mapear a origem e o destino dos valores movimentados e esclarecer a extensão da estrutura utilizada para ocultação e dissimulação patrimonial.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS).

Vereador de Parnamirim Professor Diego Américo declara apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier, o “Cadu de Lula”


E O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PT, Cadu de Lula, recebeu nesta terça-feira (23) mais um importante reforço político vindo da terceira maior cidade do estado. O vereador de Parnamirim, Professor Diego Américo, oficializou seu apoio ao projeto liderado pelo petista.

O movimento reforça ainda mais a expansão do palanque de Cadu na região metropolitana, fortalecendo a base do chamado “Time de Lula” em um colégio eleitoral estratégico para a disputa estadual.

Durante o encontro, Cadu e Diego conversaram sobre planos para o futuro do Rio Grande do Norte, de modo que impacte diretamente a vida dos cidadãos potiguares, não deixando de falar sobre as demandas e necessidades da população de Parnamirim.

A adesão ao projeto representa um alinhamento com as metas de desenvolvimento para o estado, e serve também para estreitar o diálogo e definir prioridades que serão levadas aos eleitores ao longo da pré-campanha.