Capotamento na BR-304 deixa vítima ferida na Reta Tabajara, em Macaíba

Um capotamento registrado na tarde desta segunda-feira (22) deixou uma pessoa ferida na BR-304, nas proximidades da Reta Tabajara, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.

O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), que foram acionadas para atender a ocorrência. A vítima ficou presa no veículo após o capotamento e precisou ser retirada com o auxílio de equipamentos de salvamento.

Após o resgate, a pessoa ferida foi encaminhada ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que assumiu os cuidados médicos no local.

O Corpo de Bombeiros reforçou a importância do acionamento rápido do telefone 193 em casos de acidentes de trânsito, para garantir resposta ágil e segurança nas ocorrências.

Idoso descumpre medida protetiva, ateia fogo no salão de beleza da ex e acaba preso em Natal

Um idoso, de 63 anos, foi preso suspeito de descumprir uma medida de protetiva de urgência, além de ameaçar e provocar dano no estabelecimento comercial da ex-companheira. O caso aconteceu no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, no domingo (21).

Segundo a Polícia Militar, ele tentou atear fogo no salão de beleza que pertence à mulher.

De acordo com a PM, os policiais foram acionados via Ciosp após o Corpo de Bombeiros solicitar apoio para a ocorrência de incêndio em um imóvel na avenida Santarém. No local, os militares constataram que o fogo havia atingido parte do salão.

“Em contato com a proprietária do estabelecimento, ela relatou que, por meio das câmeras de segurança, identificou seu ex-companheiro como o suposto autor do incêndio. A vítima informou ainda que possuía medida protetiva de urgência em vigor contra o suspeito, em razão de episódios anteriores de violência doméstica, e que ele utilizava tornozeleira eletrônica”, destacou a corporação.

Com as informações, a equipe do 4º Batalhão iniciou as diligências nas proximidades e encontrou o suspeito na rua Ponte Nova, onde ele foi abordado e preso. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Com informações de Porta da Tropical

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio; saiba como será o esquema

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável. 

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. 

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. 

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. 

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. 

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta. 

“A pólio está controlada entre nós. No entanto, a situação mundial vem apresentando surtos localizados que preocupam e aumentam o risco de chegar ao país. Então é melhor manter o esquema de dois reforços. Este é o padrão da Organização Mundial de Saúde”, complementa. 

Mais >

Juninho Saia Rodada soma 18 lideranças em dez dias e amplia base política em várias regiões do Estado

Em apenas dez dias de articulações políticas, o pré-candidato a deputado federal Juninho Saia Rodada consolidou o apoio de 18 lideranças em diferentes regiões do Rio Grande do Norte, ampliando sua presença em municípios do Vale do Açu, região Central, Alto Oeste, Trairi e Seridó.

A sequência de adesões começou em Pendências, com o apoio do vereador Alexandre Montenegro (Xandal). Em Jardim de Angicos, o projeto recebeu o reforço dos vereadores Leandro Rocha e Chico. Em Angicos, a ex-vice-prefeita e ex-candidata a prefeita Cinara declarou apoio à pré-candidatura. Já em Encanto, os vereadores Joza Carlos, Diogo Ribeiro e Marcelo Augusto passaram a integrar o grupo. Em Caiçara do Norte, os ex-prefeitos Amarildo Pescador e Amarildo Filho (Amarildinho) também anunciaram adesão.

Na reta final do período, Juninho recebeu em Santa Cruz o apoio do vereador Pretinho da Emater, além de fortalecer alianças com o ex-prefeito Péricles Rocha, o ex-vereador César Bejú e os suplentes Rodolfo Bezerril e Tarcísio das Horteiras. Em Triunfo Potiguar, o projeto ganhou a adesão do ex-prefeito Antônio Estevam (Toinzinho), da ex-prefeita Lúcia Estevam e dos suplentes de vereador Dailo Gurgel e Dr. Sandro. Ao todo, foram 18 lideranças políticas anunciadas em dez dias, demonstrando o avanço da pré-candidatura e a ampliação de sua base de apoio em diferentes regiões do estado.

Empresário potiguar amplia conhecimentos sobre inovação e energias renováveis durante missão técnica na China


O CEO da WSO Solar e presidente da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), Williman Oliveira, concluiu recentemente uma missão empresarial e tecnológica na China, considerada uma das maiores referências mundiais em inovação, desenvolvimento industrial e energias renováveis. Esta foi a segunda visita do empresário ao país asiático, desta vez com uma agenda ainda mais intensa, marcada por visitas técnicas, reuniões estratégicas e intercâmbio de experiências com líderes do setor.

Durante a missão, Williman integrou um grupo seleto formado por dez empresários do segmento de energia solar e renovável, todos integradores WEG, que percorreram importantes centros industriais e tecnológicos nas cidades de Shanghai, Dongtai, Jiaxing, Wenzhou, Shenzhen e Dongguan, além de uma passagem por Hong Kong.

A programação incluiu visitas a algumas das maiores empresas do setor energético mundial, como Huawei, LONGi, JA Solar, FoxESS, REPT e Tsingshan Holding Group.

O grupo teve acesso a fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios de armazenamento de energia (BESS), linhas de produção de inversores, showrooms de tecnologias avançadas e projetos de geração e armazenamento de energia limpa.

Mais >

Consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 inicia hoje (23)

A Receita Federal libera nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário será realizado no dia 30 de junho. 

A consulta pode ser feita a partir das 9h, pelo site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar minha restituição”

Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, 

Com R$ 16 bilhões em créditos e 9.585.797 contribuintes contemplados, o lote é o maior da história em quantidade de contribuintes contemplados. O valor pago será igual ao do primeiro lote de restituição deste ano, registrado no dia 29 de maio deste ano. 

Do total, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

  • Idosos acima de 80 anos: 155.060 restituições
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 1.106.923 restituições
  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106.294 restituições
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507.768 restituições

Outras 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.

PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação do Dark Horse


A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta segunda-feira (22) que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve assumir a relatoria do pedido para investigar os pagamentos do banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, a cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mendonça é o relator do caso Master na Corte. 

O parecer foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, destinatário de uma petição na qual o deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ) pede que seja investigado o pedido de dinheiro feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência da República, a Vorcaro para o custeio das gravações. 

Diante do parecer que defende que o caso seja enviado a Mendonça, Moraes solicitou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, dê a palavra final e decida quem deve ser o relator do pedido. 

Mais >

Presidente Petro não aceita resultado e fala em fraude contra o voto na eleição da Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, denunciou “delito contra o voto” em suposta fraude na eleição presidencial de domingo (21), cujo resultado preliminare apontou vitória do opositor Abelardo De La Espriella.

“Muitos formulários E-14 foram alterados após o upload e, ao contrário do que afirmou o registrador [responsável pela apuração], removeram o registro de data e hora e o Hash dos algoritmos para modificá-los deliberadamente, a partir dos escritórios dos irmãos Bautista”, disse o presidente em rede social.

Petro se refere aos empresários Bautista, donos da Thomas Greg & Sons, uma das empresas responsáveis pela contagem preliminar. Os formulários E-14 são os que registram os votos de cada urna, depositados em papel pelos eleitores, enquanto o Hash é o software que deveria garantir a integridade digital dos documentos.

Na Colômbia, a apuração ocorre em duas etapas. A pré-contagem, divulgada no dia da votação, tem caráter informativo e não tem valor legal para definir o vencedor. Já o escrutínio, conduzido por juízes eleitorais com fiscalização de partidos, verifica manualmente os formulários E-14 e consolida o resultado oficial.

Petro também mencionou possíveis irregularidades no exterior e citou um consulado com 80 eleitores inscritos que teria registrado mil votantes. Além disso, sugeriu envolvimento de Israel nas supostas fraudes.

“Hoje temos evidências de uma mudança nos endereços IP de vários servidores pertencentes ao Registro Nacional [órgão responsável pela apuração dos votos]. Isso significa que o software foi comprometido e outros registraram dados de seções eleitorais e centros de votação. A única entidade no mundo capaz de fazer isso é o Estado de Israel”, afirmou.

Mais >

Menino de 7 anos morre após se afogar em rio na zona rural de município do interior do Estado


Um menino de 7 anos morreu após se afogar em um rio temporário na zona rural de Pilões, no Alto Oeste potiguar. O caso aconteceu no início da tarde desta segunda-feira 22, no Sítio Almas, e mobilizou moradores, equipes de socorro e a Polícia Militar.

A vítima foi identificada como Arthur Moreira Ferreira. Segundo informações da Polícia Militar, o menino estava acompanhado de outras três crianças quando ocorreu o afogamento.

Segundo apuração do G1 RN,as crianças brincavam de caçar, pescar e nadar no local quando Arthur se afogou. Ao perceber a situação, uma das crianças correu para pedir ajuda ao pai.

Mais >

Suplente de vereadora fortalece grupo de Jorge do Rosário em Parnamirim


A pré-candidatura de Jorge do Rosário (PL) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue ganhando novos apoios em diferentes regiões do estado. Em Parnamirim, mais uma liderança política anunciou adesão ao projeto: a suplente de vereadora do União Brasil, Raysa de Macedo, que conquistou 415 votos na última eleição municipal.

Raysa passa a integrar o grupo de lideranças que trabalha em apoio ao nome de Jorge do Rosário no município. Ela se junta a nomes como Marciano Júnior, Ricardo Wagner, Rehuel, Reinaldo Azevedo, Valmir Júnior, Lucas Mathias e Francemildo, ampliando a base de apoio da pré-candidatura na cidade.

Segundo Raysa, o grupo está unido em torno do objetivo de fortalecer a representação de Parnamirim no Legislativo estadual.

“Jorge será um amigo na Assembleia para ajudar Parnamirim, e é esse o nosso compromisso. Estamos formando um grupo forte, com pessoas que querem contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Mais >

Operação conjunta do MPRN e Polícia Civil prende empresário investigado por esquema de sonegação de quase R$ 73 milhões no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram, nesta terça-feira (23), a Operação Emirados para investigar um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica que teria causado prejuízo de R$ 72.922.514,57 aos cofres públicos estaduais. A ação resultou na prisão de um empresário do setor de combustíveis apontado como líder do grupo e no cumprimento de mandados em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A operação cumpriu um mandado de prisão, 33 mandados de busca e apreensão e 75 medidas cautelares diversas da prisão. As investigações apontam que os envolvidos utilizavam empresas de fachada, laranjas e mecanismos de ocultação patrimonial para esconder bens e valores obtidos por meio de fraudes fiscais e evitar cobranças judiciais.

Segundo o MPRN e a Polícia Civil, o principal investigado registrava imóveis, veículos e empresas em nome de parentes, funcionários e terceiros para ocultar patrimônio. As apurações indicam ainda que ele exercia o controle de distribuidoras, bares e postos de combustíveis sem constar formalmente nos contratos sociais das empresas.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares, euros, joias, documentos, celulares e computadores. A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, bem como o bloqueio de bens e valores para garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.

De acordo com as investigações, as empresas ligadas ao grupo acumulam débitos milionários relacionados principalmente ao não recolhimento do ICMS. Entre os indícios apurados está a aquisição de um veículo de luxo avaliado em cerca de R$ 800 mil e de uma residência de alto padrão registrada em nome de um funcionário com renda incompatível com os bens.

A Operação Emirados é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), com apoio das instituições que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf).

Messi se torna o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 18 gols; veja ranking

Lionel Messi entrou para a história nesta segunda-feira (22). O atacante da Argentina marcou dois gols contra a Áustria e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Agora, o camisa 10 chegou a marca de 18 gols em Mundiais e ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que permaneceu por 12 anos na liderança do ranking histórico com 16 gols.

O argentino teve a oportunidade de marcar logo aos oito minutos do primeiro tempo. No entanto, desperdiçou uma cobrança de pênalti ao chutar para fora.

Mesmo assim, Messi seguiu participativo durante toda a partida. O atacante também encontrou dificuldades diante do goleiro austríaco Alexander Schlager, que realizou importantes defesas ao longo do confronto.

Messi chegou ao quinto gol nesta edição da Copa do Mundo e assumiu a liderança da artilharia do torneio.

Recorde encerra domínio de Miroslav Klose

O ranking histórico ganhou um novo líder após mais de uma década. Miroslav Klose havia assumido a liderança em 2014, durante a vitória da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo disputada no país.

Na ocasião, o atacante alemão ultrapassou Ronaldo Nazário, que ocupava a primeira posição.

O craque argentino já vinha acumulando marcas importantes nesta edição do Mundial.

Na estreia da Argentina, Messi marcou três gols diante da Argélia. Com isso, ultrapassou Pelé em participações diretas em gols na história das Copas do Mundo.

Ranking dos maiores artilheiros da história das Copas do Mundo

  1. Lionel Messi – 18 gols
  2. Miroslav Klose – 16 gols
  3. Ronaldo Nazário – 15 gols
  4. Kylian Mbappé – 14 gols
  5. Gerd Müller – 14 gols
  6. Just Fontaine – 13 gols
  7. Pelé – 12 gols

Com informações de Ponta Negra News

Bolsonaro presta depoimento sobre arma nesta terça (23)


O ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido pela Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (23), às 15h, em Brasília, sobre uma pistola registrada em seu nome que foi apreendida com um de seus seguranças durante uma blitz na semana passada. O depoimento ocorre a dois dias do fim de sua prisão domiciliar e pode influenciar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a manutenção ou não da medida.

Segundo a defesa, Bolsonaro afirmará que apenas solicitou o conserto da arma após identificar uma falha em seu funcionamento. Os advogados sustentam que integrantes da equipe de segurança retiraram o percussor da pistola sem o conhecimento do ex-presidente, tornando-a inoperante como medida preventiva para evitar acidentes.

A defesa também argumenta que não existe determinação judicial para entrega do armamento ou cancelamento do registro da arma, emitido em 2019. Além disso, Bolsonaro deverá informar que não tem interesse em reaver a pistola apreendida e que está à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades.

A arma, uma pistola Glock calibre 9 milímetros, foi apreendida em 15 de julho com o militar Estácio Leite da Silva Filho, integrante da segurança do ex-presidente. Após o episódio, Moraes determinou que a defesa explicasse por que a arma permanecia vinculada a Bolsonaro e por qual motivo havia sido encaminhada para manutenção às vésperas do término da prisão domiciliar.

Mais >

Anac autoriza duas novas companhias aéreas a operar no Brasil

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar em território nacional no transporte aéreo internacional regular de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil, sendo a Espanhola Wamos Air e a nigeriana Air Peace.

“A Agência autorizou as empresas da Espanha Wamos Air S.A. a realizar operações regulares internacionais no país e a nigeriana Air Peace Ltd. para operar serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil”, disse em nota.

Segundo a Anac, as autorizações foram concedidas com base no Código Brasileiro de Aeronáutica e seguem os procedimentos previstos pela regulamentação para empresas estrangeiras interessadas em atuar no mercado brasileiro.

Ainda em comunicado, a agência afirmou que as autorizações reforcam “o foco na ampliação da conectividade aérea internacional e na promoção de um ambiente regulatório que favoreça a concorrência”.

Fonte: CNN

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular um complexo esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão de instituição financeira Digimais, do grupo do bispo Edir Macedo.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 670.348.945,70.

Durante as investigações, a Polícia Federal teve acesso a relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.

As apurações indicam que o esquema envolveria a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido ainda a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Mais >

Prefeito Raimundo Pezão é vítima de acidente em trecho da BR-226


O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, foi vítima de um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-226 entre os municípios de Patu e Olho d’Água dos Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com informações preliminares, o veículo em que o gestor estava colidiu com um carro utilizado para o transporte de frutas. Com o forte impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados, mobilizando equipes de resgate e forças de segurança para o atendimento da ocorrência.

Relatos de testemunhas apontam que uma ambulância foi acionada para prestar socorro às vítimas. Informações iniciais também indicam que o ocupante do outro veículo teria morrido ainda no local, embora a informação aguarde confirmação oficial das autoridades. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde do prefeito Raimundo Pezão nem sobre as causas do acidente, que deverão ser investigadas pelos órgãos competentes.

Nota oficial da assessoria

Em comunicado publicado nas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que Raimundo Pezão estava acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues, retornando de compromissos administrativos em Natal.

O assessor Ítalo recebeu atendimento médico em Olho d’Água do Borges, enquanto o prefeito e Paulo Henrique foram encaminhados ao Centro de Saúde de Umarizal. Posteriormente, todos foram transferidos para Mossoró, onde realizarão exames por precaução.

A nota ressalta que, apesar do susto, “graças a Deus estão todos bem” e que novas informações serão repassadas à população conforme atualizações oficiais.

Lula incentiva jovens à vida pública: “todo político é ladrão, ainda assim, não desanimem”


O presidente Lula (PT) incentivou estudantes a participarem da vida pública durante a cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro.

Ao falar aos jovens medalhistas, o presidente afirmou que eles não devem desistir dos próprios sonhos e destacou que a dedicação aos estudos demonstra como a educação pode transformar vidas.

Durante o discurso, Lula também rebateu a ideia de que todos os políticos são corruptos e encorajou os estudantes a se envolverem com a política. “O político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim”, declarou. Segundo o presidente, cabe à nova geração assumir responsabilidades e ajudar a construir o país que deseja para o futuro.

Mais >

Moraes estende visita a advogados de defesa para depoimento do ex-presidente Bolsonaro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (22) a ampliação do tempo de visita dos advogados de Jair Bolsonaro e permitiu que a defesa acompanhe o depoimento do ex-presidente no inquérito que investiga a apreensão de uma pistola registrada em seu nome.

A decisão atende a um pedido dos advogados, que alegaram ter apenas 30 minutos de contato com Bolsonaro devido às regras da prisão domiciliar.

Moraes autorizou, de forma excepcional, que a defesa permaneça com o ex-presidente a partir das 14h desta terça-feira (23) para preparar a oitiva, além de acompanhar o depoimento que será realizado na residência onde ele cumpre a medida judicial, em Brasilia.

A investigação é conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal e apura a apreensão de uma pistola encontrada com um sargento do Exército ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Com informações de Manoela Alcântara, do Metrópoles.

Ivan Júnior amplia agenda no Vale do Açu e reforça compromisso com o desenvolvimento da região

O ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, cumpriu nos últimos dias uma intensa agenda de visitas e encontros em municípios do Vale do Açu, fortalecendo o diálogo com lideranças políticas, representantes de setores produtivos e moradores da região.

A programação passou por Assú, Itajá, Ipanguaçu, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendências e Macau, onde foram discutidas pautas consideradas estratégicas para o crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Durante os encontros, Ivan Júnior ouviu demandas da população e debateu temas como geração de emprego e renda, fortalecimento da economia regional, investimentos em infraestrutura e incentivo ao setor produtivo. As conversas também abordaram ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e ao fortalecimento dos municípios do interior.

Com ampla experiência administrativa e forte ligação com o Vale do Açu, Ivan Júnior tem defendido a necessidade de ampliar investimentos na região e garantir que as potencialidades locais sejam transformadas em oportunidades para a população.

A agenda reforçou sua proximidade com as lideranças e comunidades locais, além de evidenciar seu compromisso com pautas que contribuem para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da economia potiguar.

“Precisamos garantir que o Vale do Açu tenha cada vez mais espaço nas decisões que impactam o futuro do Rio Grande do Norte. A região tem potencial, capacidade produtiva e gente trabalhadora que merece atenção e investimentos”, destacou Ivan Júnior.

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal


Reconhecimento da Secretaria destaca a evolução da gestão fiscal potiguar, a transparência e a qualidade das informações.

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal – Foto: Assessoria SEFAZ RN
Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal – Foto: Assessoria SEFAZ RN
O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual.

“Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.

A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.

Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais.

“Esse trabalho foi desenvolvido de forma contínua e integrada, envolvendo a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento de todas as secretarias e órgãos estaduais. Como resultado desse esforço coletivo, o Rio Grande do Norte vem registrando, ano após ano, uma evolução consistente em seus indicadores, até alcançar posição de destaque no cenário nacional”, ressaltou.

O trabalho contínuo de fortalecimento da contabilidade estadual também foi destacado pelo secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha. Segundo ele, o resultado alcançado reflete o esforço realizado nos últimos anos para reestruturar e modernizar a gestão contábil do Estado.

“O avanço da qualidade da informação contábil e fiscal do Rio Grande do Norte é motivo de grande orgulho e representa um passo decisivo rumo à consolidação da solidez fiscal do Estado. Quando a atual gestão assumiu, em 2019, encontrou uma contabilidade fragilizada e indicadores fiscais de baixa qualidade. Diante desse cenário, uma das primeiras medidas adotadas foi o fortalecimento da Contabilidade Geral do Estado. Somente com uma contabilidade forte, estruturada e confiável é possível construir um ambiente fiscal equilibrado e sustentável, capaz de gerar resultados positivos para a administração pública e para a sociedade”, afirmou.

Para o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo, o desempenho é consequência direta da qualificação técnica das equipes, da modernização dos processos e do aprimoramento dos sistemas de informação.

“A participação do Rio Grande do Norte no prêmio possui um significado especial, pois evidencia o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão pública, a transparência fiscal e a produção de informações de qualidade, essenciais para o controle social e para a atuação dos órgãos de fiscalização. Informações contábeis e fiscais confiáveis são fundamentais para a tomada de decisões, o planejamento governamental e a correta aplicação dos recursos públicos em benefício da população”, afirmou.

A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo incentivar a boa gestão das finanças públicas, reconhecendo estados e municípios pela qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Representaram o Rio Grande do Norte na cerimônia de premiação o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra; o secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha; o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo; o secretário de Finanças do Tribunal de Justiça, Gustavo Medeiros; o coordenador de Contabilidade da Defensoria Pública do Estado, Allan Targino; e os auditores de Finanças da Contabilidade Geral do Estado, Jasânea Dantas e André Souto.