O Centenário do Mercado Público de Caicó
Segundo o legionário do saber histórico caicoense, Adelso Medeiros (ganhador), o Mercado Público de Caicó foi concluído e inaugurado no ano de 1908. Não me perguntem o mês e o dia, seria demais.
O que consta que em 2018, ano vindouro, teremos o prazer de comemorarmos o centenário desta importante obra da arquitetura atemporal da cidade, cujo interior tem décadas de histórias, imagine só quantos pés e solados de chinelos e sapatos por ali transitaram.
Inclusive, nas observações da simbologia que há em Caicó, no Mercado percebi a esfinge, ora característica romana ou grega sob arquitetura neo clássica. O que seria o pensamento de quem ali a colocou? Talvez, a imponência sobre a realidade econômica que na época representou para cidade. Que ainda hoje, entre altos e baixos da economia nacional, representa um lugar empreendedor e sustentável.
Hoje, o Mercado Público de Caicó conta com a APECOMP – Associação dos Permissionários e Comerciantes do Mercado Público de Caicó/RN. Uma entidade sem fins econômicos, que reúne os integrantes daquele espaço para uma gestão harmoniosa e de grande valor associativa para buscar desenvolver ações em prol da qualidade do ambiente do Mercado. Foi uma conquista do primeiro Presidente, Cláudio Ovídio (hoje um grande empreendedor da cidade), que permanece na competência de Ildomar Santos, nosso querido Teté do Caldo. Não permitido o anonimato de grandes colaboradores, como Sônia Viola, Gentil e Seu Pretinho.
Neste ano que vem, de centenário. Espero que a Prefeitura Municipal de Caicó reconheça os esforços daquela gente, enchergue a qualidade daquele espaço e, presentei com reformas e adequações, como também, uma linda festa para ser comemorada por toda Caicó.
Por: Prof. Rômulo Targino.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.