Concerto da Orquestra Sinfônica do RN vai prestigiar Caicó com clássico de Villa Lobos
Tatiane Fernandes, produtora cultural e diretora da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, confirmou ao prefeito Batata que o palco do Teatro Riachuelo receberá nesta terça feira, 20, Cantiga de Caicó – Ária da Bacchiana.
O clássico de Heitor Villa Lobos, gravado na voz e interpretação do cantor Milton Nascimento, vai estar sob os arranjos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte para arrepio dos Potiguares. Segue vídeo da ‘Aria da Bachianas nº 4’.
Bachianas
Bachianas brasileiras é uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escrita em 1922. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo.
Ressalta-se que os sufixos “-iana”, “-eana” ou “-ana” é frequentemente usado nos títulos de obras musicais, como uma forma de um compositor prestar homenagem a um compositor anterior ou a um intérprete famoso.
Esta homenagem a Bach também foi feita por compositores contemporâneos como Stravinski. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.
São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento das n° 2; a Ária (Cantilena), que abre as de n° 5; o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), ambos nas n° 4.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.