PGR cita risco de prisão de procuradores da Lava-Jato e pede ao STF suspensão urgente de inquérito

Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber que reveja sua decisão e suspenda com urgência o inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aberto contra os procuradores da Lava-Jato. O ofício, assinado pelo subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá, destaca que a investigação traz riscos de prisão e de afastamento de membros do Ministério Público Federal.

busca e apreensão contra procuradores da extinta força-tarefa de Curitiba. No documento, o subprocurador-geral Adonis Callou aponta que “cenário mudou”, referindo-se à decisão de Rosa Weber desta semana que negou dois pedidos para suspender a investigação, sob o argumento de que não havia risco à liberdade dos alvos da investigação.

“Sobre o perigo da demora, após ter obtido todo o material da Operação Spoofing , o Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça pretende decretar medidas invasivas, entre elas busca e apreensão, caminho natural, repita-se, do tipo de apuração em exame. Registre-se, inclusive, que não se pode descartar o afastamento judicial de membros do Ministério Público Federal e até prisão”, escreveu o subprocurador-geral da República.

José Adônis destaca ainda que a decretação de diligências no âmbito desse inquérito “causará forte abalo ao Estado de Direito”, pois vai sinalizar que “provas ilícitas podem ser empregadas para investigar e punir”.

O subprocurador-geral também alega que a investigação “ofende o sistema acusatório previsto na Constituição Federal” e desrespeita o estatuto de prerrogativas dos membros do Ministério Público Federal (MPF). Ele escreve no pedido que não há prejuízo às investigações caso o inquérito seja suspenso até que o STF discuta a legalidade das provas. As informações são do jornal O Globo

2 Comentários

Ismar Neto

mar 3, 2021, 4:43 am Responder

O presidente Jair messias Bolsonaro já era p ter colocado o exército nesse jogo prender esses corruptos tudim agr era só oq faltava quem lutou incansavelmente nessa força tarefa P prender esses corruptos essa cambada de ladrão agr vão ser presos p causa de um monte de de ladrão que estão no STF cuida Bolsonaro manda essa cambada de safado p fora daí ja

GIl Braz Silva Romero

mar 3, 2021, 10:12 pm Responder

Haver investigação rigorosamente, quem comenteu erros pagar, por meio de trabalho, hipocar bens para pagarem todas despesas gasta pelo governo, ou seja pagas por nós, através de nossos impostos.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.