Presidente da Argentina diz que ‘brasileiros vieram da selva; argentinos, da Europa’

 Foto: Juan Medina/Reuters

Em coletiva com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, na Casa Rosada, o presidente argentino, Alberto Fernández, surpreendeu a platéia de jornalistas ao afirmar que “os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, assim construímos nossa sociedade”.

O presidente argentino cometeu, ainda, um erro sobre a frase original que o inspirou em sua polêmica declaração. Segundo Fernández, a frase original teria sido dita pelo escritor, Prêmio Nobel de Literatura e diplomata mexicano Octávio Paz. A ele é atribuída o seguinte comentário: “os mexicanos são descendentes de aztecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos”.

No entanto, esclareceram meios de comunicação locais e confirmaram fontes do governo argentino, a frase dita pelo chefe de Estado vem de uma música do cantor argentino Litto Nebbia, de quem o presidente argentino é fã declarado, que diz exatamente o que foi expressado por Fernández: “os brasileiros saem da selva, os mexicanos dos índios e nós, os argentinos, chegamos nos barcos”.

A gafe cometida pelo presidente argentino viralizou nas redes sociais, onde rapidamente começaram a circular memes mostrando, por exemplo, pretos e indígenas vestindo camisetas de países latino-americanos e, no mesmo grupo, o ator americano Brad Pitt usando a camiseta argentina. Por Jornal Extra

1 Comentário

Walmir Faria

jun 6, 2021, 7:51 am Responder

Argentinos pensam que o seu país é do 1° mundo.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.