Brasil tem 3 milhões à espera de acesso a Bolsa Família e INSS
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Com cinco filhos, Janaína Trindade, de 31 anos, e o marido, Rodrigo de Lima, de 43 anos, dependem da ajuda de estranhos em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.
— Pedi ajuda a quem poderia doar alimento, não tenho dinheiro para o mercado. Já mandei as crianças para a casa da avó para terem o que comer. Houve dia em que a gente só teve abóbora e água — diz Janaína, que teve o benefício do Bolsa Família bloqueado no mês passado e vai voltar para a fila.
Não é a única. Três milhões de brasileiros estão à espera de benefícios sociais e previdenciários numa fila que o governo não consegue reduzir.
A dificuldade de acesso agrava a vulnerabilidade de muitas famílias a pouco mais de um mês do fim do auxílio emergencial, pago a 39,3 milhões de pessoas. E até agora o governo não conseguiu superar o impasse para colocar de pé a nova versão do Bolsa Família, o Auxílio Brasil.
Veja aqui qual a proporção de brasileiros que vive hoje na pobreza e as perspectivas com o fim do auxílio, segundo cálculos do pesquisador Marcelo Neri.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.