Negociador da Ucrânia é encontrado morto e deputado diz que ele era espião a serviço da Rússia
Um dos membros da delegação ucraniana que participou da 1ª rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia, Denys Kireev, foi encontrado morto no sábado (5), em Kiev.
Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, o negociador e outros dois funcionários do Departamento de Inteligência morreram durante “tarefas especiais”.
A versão de jornais europeus apontam para uma morte suspeita. De acordo com o português Observador, Denys Kireev pode ter sido morto depois de passar informações ao governo russo.
O deputado ucraniano Oleksiy Honcharenko publicou em seu canal do Telegram que o SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia) teria matado a tiros Kireev, “suspeito de alta traição”. O congressista alegou que o serviço de segurança ucraniano tinha grampos de ligações do negociador.
DENYS KIREEV
Denys Kireev trabalhou no banco russo Sberbank e no estatal ucraniano Ukreximbank. Integrou a delegação ucraniana na 1ª reunião de negociações com a Rússia em Belarus, em 27 de fevereiro.
De acordo com uma reportagem do Canal 5, da Ucrânia, Kireev era suspeito de passar informações ao serviço secreto russo sobre a compra de armas do governo ucraniano antes mesmo da invasão. A reportagem alega que o banqueiro teria viajado para Moscou duas vezes durante os ataques russos.
Poder 360
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.