Jean Paul Prates é eleito presidente e conselheiro da Petrobras
O Conselho de Administração da Petrobras acaba de eleger por unanimidade o agora ex-senador Jean Paul Prates (PT) para assumir uma cadeira no colegiado e se tornar o novo presidente da companhia. A confirmação à CNN veio por meio de fontes presentes na reunião.
A aprovação já era esperada, tanto que Prates tinha sido convidado para participar da reunião presencialmente na sede da Petrobras pelo presidente do Conselho, Gileno Barreto.
A oficialização do nome de Prates vem exatas duas semanas depois de sua indicação formal pro Ministério de Minas e Energia. Para ocupar o cargo, ele renunciou à sua cadeira de senador pelo Rio Grande do Norte uma semana antes do fim do mandato.
Essa tinha sido uma das determinações do departamento de compliance da Petrobras, que ainda recomendou o afastamento de Prates de empresas privadas, o que também foi feito.
Membro da equipe de transição que cuidou dos assuntos relacionados com a área de Minas e Energia, Prates despontava como favorito para o cargo desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições.
Aos 54 anos, Prates se formou em Direito na UERJ e Economia na PUC/RJ. Nos Estados Unidos, fez mestrado em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania. Na França concluiu seu segundo mestrado, em Economia de Petróleo, Gás e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo.
Ao longo da carreira, o carioca erradicado no Rio Grande do Norte sempre trabalhou na área de energia, tanto no setor público quanto no privado. Mudou-se para Natal em 2005, foi secretário de estado nessa área e, ao ver Fátima Bezerra (PT) eleita governadora, o então suplente assumiu a cadeira no Senado.
CNN Brasil
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.