Avião voando baixo assusta moradores da Grande Natal; veja do que se trata
Moradores de Parnamirim ficaram assustados com um avião voando baixo nesse sábado (28). Nas redes sociais, foram diversos relatos. Sem entender o caso, muitos ficaram receosos com as diversas passagens da aeronave em baixa altitude.
“Um jatinho particular já deu umas 20 voltas sobre Parnamirim. Achei que ia cair. Muito baixo e descendo mais”, disse uma pessoa em comentário em um grupo no WhatsApp. “O homem que viu deu um grito, ficou passando mal”, completou.
O que muita gente não sabe é que a aeronave em questão faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) e é responsável por aferir a eficácia dos sistemas de equipamentos de auxílios a navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão.
Dessa forma, durante o voo desse sábado em Parnamirim, a aeronave estava mantendo a segurança dos equipamentos da Base Aérea de Natal (Bant), onde funcionava o antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo.
“O GEIV tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas”, destacou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e que comanda o Geiv.
Conforme os dados da plataforma FlightRadar24, o avião deu diversas voltas no céu parnamirinense. Em determinado momento, ele foi até Mossoró e retornou à Grande Natal.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.