Proposta de mandato de 8 anos para ministros do STF ganha força no Senado

As discussões no Senado sobre a possibilidade de se estabelecer um mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ganharam força com o início do ano legislativo e o tema já tem o aval do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para ser analisado.

Atualmente, quem é indicado para ocupar uma cadeira no STF tem mandato vitalício e só se aposenta de forma compulsória quando completa 75 anos de idade. No entanto, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) formulada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) sugere que ministros do Supremo fiquem no cargo por apenas oito anos, sem possibilidade de recondução.

“A renovação planejada do STF, além de não ferir a prerrogativa de independência do Poder Judiciário, constitui forma legítima de controle político da Suprema Corte, razão pela qual entendemos ser imprescindível para garantir maior legitimidade democrática à investidura de seus membros”, Senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor da PEC.

“Dessa forma, evita-se que haja prazos muito distintos de permanência para cada ministro, a depender da idade de ingresso na Suprema Corte, além da possibilidade de ocorrer, em curtos intervalos de tempo, mudanças significativas na sua composição, o que pode gerar subida modificação de entendimentos jurisprudenciais já consolidados e consequente insegurança jurídica”, frisa o parlamentar.

Com informações do R7

3 Comentários

pedro

fev 2, 2023, 10:31 am Responder

Os senadores deveriam reduzirem os mandatos mandatos deles, mas eles têm medo do STF que trabalha correto, quem tem medo da lei está demonstrando que são corruptos.

pedro

fev 2, 2023, 9:30 am Responder

Quem tem medo da é corrupto de primeira classe, o STF tem que ser forte.

pedro

fev 2, 2023, 9:38 am Responder

Quem tem medo da lei é corrupto de primeira classe, o STF tem que ser forte pra não deixar esses canalhas mandar e fazer o que quiser.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.