Incentivo do Governo do Estado gera mais renda para artesãos do RN

Participação em feiras por editais da SETHAS proporcionou mais de R$ 761 mil em comercialização de peças artesanais

O Governo do Estado viabilizou este ano, até agora, 376 vagas para artesãos do Rio Grande do Norte participarem das mais importantes feiras locais e nacionais do segmento. Em 2023 a presença do  estado nesses eventos rendeu R$ 761.367,84 em comercialização para os profissionais potiguares selecionados para estes eventos.

Neste momento, até o próximo domingo (14/07), dezoito artesãos selecionados por edital para duas feiras importantes.
Oito artesãos estão na  24ª Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Olinda/Pernambuco, e 12 na 29ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, em João Pessoa, Paraíba.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, destaca que a presença dos artesãos nas feiras é uma ação do Governo do Estado por meio do Programa Estadual do Artesanato, Proarte, que segue a metodologia do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal.

De acordo com a secretária, ações como os editais públicos, apoio técnico do Proarte aos profissionais nos municípios com palestras sobre a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro e emissão da Carteira Nacional do Artesão elevam cada vez mais o nível da produção potiguar do artesanato.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.