Iphan embarga parte de obra da Rua João Pessoa, em Natal, após descoberta arqueológica

Um trecho da obra de Requalificação da Rua João Pessoa próximo à Praça Padre José Maria, no centro de Natal, foi embargado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio Grande do Norte (Iphan/RN). A entidade alega descobertas arqueológicas. A obra no local, que é uma área histórica tombada, foi iniciada pela Prefeitura do Natal há pouco mais de um mês e interditada logo depois.

Segundo o superintendente do Iphan/RN, João Gentil, as escavações feitas no perímetro para embutimento de fios revelaram peças arqueológicas que datam dos séculos XVII e XIX, como louças, azulejos decorados, cachimbo holandês e vestígios de ossos. Gentil disse que os achados foram identificados em visita técnica de profissionais do Iphan que visitaram o local após o recebimento de uma denúncia.

Por causa da descoberta, o Iphan requer que os serviços tenham acompanhamento arqueológico, permanecendo embargados até a atualização da licença pelas empresas de engenharia contratadas pela Prefeitura de Natal. “Essa obra tem duas empresas. Uma delas já apresentou a documentação e foi liberada. A outra empresa está tendo acompanhamento junto à Prefeitura e ao Iphan para que ela possa continuar a obra”, revelou o superintendente João Gentil.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.