Atriz de ‘Diário de uma Paixão’ morre aos 94 anos

A atriz Gena Rowlands, indicada duas vezes ao Oscar e conhecida pela parceria cinematográfica com o primeiro marido, o cineasta John Cassavetes, morreu nesta quarta-feira (14), aos 94 anos.

Ela estava ao lado da família em sua casa, na Califórnia. A causa da morte não foi divulgada. Em junho deste ano, Nick Cassavetes, filho de Rowlands, informou que a atriz sofria há cinco anos de Alzheimer.

A atriz ficou mundialmente conhecida pela interpretação de Allie, no filme “Diário de uma Paixão”. Ela foi indicada ao Oscar em 1975, por “Uma Mulher sob Influência”, e em 1981, por “Glória”, ambos dirigidos por John Cassavetes. Nos filmes, interpretou mulheres fortes e problemáticas.

Rowlands estrelou dez filmes de Cassavetes, com quem foi casada por 35 anos, até a morte dele, em 1989. Os dois foram o casal de ouro dos filmes independentes nos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980. Em 2012, ela se casou com o empresário Robert Forrest.

Em uma carreira que incluiu atuações no teatro e na TV, ela recebeu três Emmys. Em 2015, ao encerrar a trajetória artística, ganhou um Oscar honorário.

Com informações de Folha de São Paulo

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.