Sesap recebe Ebserh para discutir federalização do Hospital Estadual do Seridó

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), encabeçada pela secretária Lyane Ramalho, recebeu em Caicó, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para uma visita ao Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes. O Governo do Estado, por meio da Sesap, vem dialogando com o Governo Federal, representado pelo Ministério da Educação (MEC), a respeito da federalização da unidade hospitalar no Seridó Potiguar.

A visita técnica serviu para a equipe da Ebserh, que administra as unidades hospitalares vinculadas às universidades de todo o país, conhecer o hospital da rede Sesap e avançar nas discussões sobre a incorporação à sua rede. A agenda ocorre 15 dias após a governadora Fátima Bezerra reunir-se com o ministro da educação, Camilo Santana, em Brasília-DF, para tratar do tema.

A ideia central é que o Telecila Fontes, que já funciona como Unidade de Apoio às Ações Acadêmicas, passe a ser um centro universitário de formação, nos moldes dos outros três já existentes no Rio Grande do Norte (Onofre Lopes, Januário Cicco e Ana Bezerra), ofertando atividades de ensino e treinamento para alunos de formação técnica, graduação e de pós-graduação da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do RN, que reúne os campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Além da ida ao Telecila, o grupo também passou pela Policlínica Regional do Seridó, que é dirigida de forma consorciada entre Governo/Sesap e municípios da região, e o Hospital do Seridó, administrado pelo poder municipal. A visita contou com a presença do coordenador de gestão da atenção hospitalar, Rodrigo Alves, a consultora especialista assistencial, Sálua de Andrade, e o consultor especialista em infraestrutura, Carlos Bakke, todos da Ebserhm além do diretor e da vice-diretora da EMCM, George Dantas e Liliane Braga.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.