Candidatos à Prefeitura do Natal destacam propostas para revitalização da Ribeira

No terceiro bloco do debate, os candidatos à Prefeitura do Natal responderam a perguntas de entidades do setor produtivo e a OAB. Entre os assuntos, a revitalização do bairro da Ribeira foi um dos temas repercutidos por Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta.

Motta disse que, como motor do desenvolvimento, vai criar a Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo. Um dos projetos é a implementação de um porto digital na Ribeira, citando o exemplo de Recife.

“Porque não se fazer na Ribeira, que hoje está completamente esquecida, uma zona Franca? Livre de qualquer tipo de ISS e IPTU, para estimular que as pessoas possam ocupar esse espaço. A Riberia hoje é um berço cultural, é um berço histórico na nossa cidade e a gente precisa trazer instituições para aquele local”, disse Rafael Motta. Ele acrescentou ainda a necessidade de segurança pública para a região.

O candidato Paulinho Freire destacou que a sua equipe está preparando um projeto para revitalização da Ribeira, através da Lei Rouanet. O objetivo é fazer da Ribeira um ponto de cultural, turístico e histórico.

“Quando eu fui eleito vereador em 1992, já se falava da revitalização da Ribeira, mas nunca saiu do papel”, lembrou Paulinho Freire. Em paralelo, ele também voltou o olhar para o bairro da Cidade Alta.

“A Ribeira já era totalmente abandonada, e agora a nossa Cidade Alta, porque muitos que empreendiam na nossa cidade agora foram empreender em Nova Parnamirim. Tudo isso passa pelo Novo Plano Diretor. Porque o PDN não é só construção de edifícios, ele tem que gerar emprego e renda”, disse Paulinho Freire.

Já Natália Bonavides destacou a proposta do seu plano de governo: revitaliza Centro-Ribeira. O projeto pensa a revitalização do bairro histórico de maneira integrada, pensando no transporte, economia e habitação.

“Nós sabemos que é fundamental de, com infraestrutura, e com outros tipos de política fomentar que os locais da cidade sejam habitados, sejam ocupados, tenham vida”, disse Natália.

Tribuna do Norte

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.