Inovações prometem nova era na hotelaria potiguar
A “nova era da hotelaria” fundada na inovação e transformação digital do setor foi destaque no evento “Hora do Check-In”, na terça-feira (10), no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal. O encontro, promovido pelas startups EasyRev e TAG, com o apoio do Sebrae-RN, reuniu profissionais da hotelaria para debater como as novas ferramentas tecnológicas podem melhorar a operação e aumentar a competitividade dos hotéis. O evento foi estruturado para capacitar os participantes em temas centrais como marketing digital, inteligência artificial (IA), estratégias de gestão de receita e otimização das vendas diretas.
Entre os tópicos mais discutidos, o uso de IA e marketing para melhorar o atendimento ao cliente foi um dos mais relevantes. Lucas Cabral, sócio da TAG, explicou como o marketing digital tem sido essencial para impulsionar as vendas diretas dos hotéis. “A gente utiliza os anúncios para fazer com que as empresas tenham mais expansão de marca, consigam chegar em lugares que elas nunca imaginaram para favorecer o destino do Rio Grande do Norte. A gente não trabalha só o hotel, a gente favorece o destino”, detalhou Cabral, que foi correalizador do encontro.
Segundo Gabriela Freire, sócia da EasyRev e uma das organizadoras do evento, a parceria entre EasyRev e TAG revelou a necessidade de se debater inovações no setor. “Percebemos que existia um espaço enorme para discutir o que é novo, o que é inovador na hotelaria. E melhor lugar para isso impossível do que Natal, que tem uma grande quantidade de hotéis, de pousadas. Nas regiões próximas também com um volume muito grande de hoteleiros e pousadeiros, para a gente trazer justamente essa discussão”, disse.
O uso da tecnologia para aumentar a produtividade dos pequenos negócios também foi abordado, com destaque para como ela pode ajudar a atrair e reter mais clientes. Yves Guerra, analista técnico e gestor de Turismo no Sebrae-RN, reforçou a importância de melhorar a experiência dos hóspedes por meio de boas práticas de gestão e uso de tecnologia. “O Sebrae se uniu por entender que é um evento que traz um conteúdo relevante para o setor da hotelaria. O Sebrae já há alguns anos vem oferecendo soluções de consultoria, de capacitação para o setor. Exemplo é o Sebraetec, que subsidia consultorias tecnológicas para o segmento, não só da hotelaria, mas para os pequenos negócios de uma maneira geral”, aponta.
Para Ana Paula, hoteleira de Porto de Galinhas, a simplificação de processos através da tecnologia é uma das maiores vantagens da transformação digital. “Tudo o que for inovação e, especialmente, o uso da inteligência artificial, nos ajuda a simplificar os processos. Na hotelaria, quanto mais simplificados forem os processos, melhor podemos atender o hóspede. O tempo que ganhamos com essa eficiência é redirecionado para o que realmente importa: a experiência do cliente”, afirmou a empresária.
O evento também foi vitrine para soluções tecnológicas inovadoras que se conectam com hotéis e pousadas, como o ReplyBot, um concierge virtual, e o DS Play, uma plataforma que oferece o serviço de informações para totens. O empreendedor Matheus Crasto destacou o potencial das ferramentas para otimizar a comunicação com os hóspedes. “O ReplyBot identifica automaticamente o idioma do turista e pode fornecer informações em tempo real sobre pontos turísticos, por exemplo, utilizando IA. Além disso, com o DS Play, fornecemos informações de clima, tábua de maré, quadro de voos para painéis, criando uma integração entre hoteis e turistas”, diz.
O evento promoveu ainda uma conversa com profissionais do setor, como Eduardo Malheiros, do The Westin Porto de Galinhas, e Daniel Machado, do Verdegreen Hotel de João Pessoa, e uma palestra com o mentor da Escola de Leads, Alberto Kastro.
Tribuna do Norte
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.