VÍDEO: Furacão Milton é flagrado por astronauta da Estação Espacial
Um astronauta gravou nesta terça-feira (8) o furacão Milton a partir da Estação Espacial Internacional. O furacão foi rebaixado para a categoria 4 na escala que vai a 5, mas continua “extremamente perigoso”, segundo alerta do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). A previsão é de que Milton chegue na quarta-feira (9) à Flórida.
O vídeo foi registrado e publicado pelo astronauta Matthew Dominick. Ele se apresentou para o serviço na Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) em agosto de 2017 e completou dois anos de treinamento como candidato a astronauta. Matthew foi lançado para a Estação Espacial Internacional— ISS, na sigla em inglês— em 3 de março de 2024 como comandante de uma missão e serve como engenheiro de voo a bordo do laboratório orbital. Ele passará aproximadamente seis meses conduzindo experimentos científicos e mantendo a estação espacial.
“Timelapse voando perto do furacão Milton há cerca de duas horas”, escreveu Matthew no X (antigo Twitter). Na publicação, feita por volta das 12h45 (horário de Brasília), ele também compartilhou dados das configurações da câmera para o registro. Em resposta a um internauta, o astronauta explicou que a velocidade do obturador da câmera precisou ser rápida tanto para capturar a luz brilhante quanto para não ter borrão no movimento da imagem devido à velocidade orbital da ISS.
Segundo o astronauta, o registro foi feito da janela da Estação Espacial. “Espere muitas imagens desta janela, pois é aqui que eu estou dormindo enquanto esperamos para desacoplar e retornar à terra.”
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.