Governo Fátima propõe consórcio com prefeituras da Grande Natal para desafogar Walfredo Gurgel
Representantes do Governo do RN se reuniram com representantes dos municípios para discutir uma proposta de parceria para desafogar o Hospital Walfredo Gurgel, que enfrenta um quadro grave de superlotação.
A governadora Fátima Bezerra (PT) e o presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Luciano Santos (MDB), estiveram presentes no encontro, realizado na última terça (19), assim como representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ministério Público Estadual e Ministério da Saúde.
No encontro, Fátima defendeu a execução de um plano de reorganização dos serviços ortopédicos para a Grande Natal. A proposta inclui o rateio dos custos entre os municípios que mais encaminham pacientes para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar do Estado, e a contratação de uma unidade hospitalar que possa ampliar os atendimentos de baixa complexidade em ortopedia.
A governadora propôs uma aliança federativa entre os municípios que demandam internações no Walfredo Gurgel: Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim.
A proposta prevê a formalização de um consórcio interfederativo para a oferta de um serviço de Pronto Atendimento Ortopédico Regional, com funcionamento 24 horas. “Já temos um cálculo preliminar do custo desse serviço, que será dividido entre o Estado, que assumirá 40%, e os municípios, que arcarão com os outros 60%. Essa divisão orçamentária será discutida com os municípios para garantir a viabilidade financeira do projeto”, afirmou a governadora.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.