Mais de 1,5 mil animais silvestres resgatados de área que será inundada em Oiticica, RN
Nos últimos 14 meses, mais de 1.500 animais silvestres, incluindo cobras, lagartos, tatus e anfíbios, foram resgatados da área que será inundada pela barragem de Oiticica, no Seridó do Rio Grande do Norte. A ação é conduzida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Consórcio QS Oiticica.
Uma equipe de cinco biólogos atua diariamente no resgate, monitorando cerca de 8 mil hectares, incluindo áreas com maquinário em operação. Os animais resgatados são avaliados e, quando necessário, encaminhados para atendimento veterinário antes de serem realocados em 78 locais da área de proteção da bacia.
Segundo Karolynne de Freitas Martins e Silva, coordenadora da equipe, o objetivo é preservar a fauna local para manter o equilíbrio ecológico e promover a biodiversidade, essencial para a estabilidade dos habitats e a resistência às mudanças climáticas.
A barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, está 99,81% concluída e deve ser finalizada em dezembro de 2024, com algumas infraestruturas complementares previstas para 2025.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.