Governadora Fátima Bezerra defende PEC da Segurança e cobra mais recursos para Saúde em Brasília

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou nesta semana do 15º Fórum Nacional dos Governadores, realizado em Brasília, onde defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A PEC, apresentada pelo Governo Federal, estabelece regras para os Fundos Nacionais de Segurança Pública e de Política Penitenciária.

Fátima, que também é presidente do Consórcio Nordeste, destacou a importância de que os fundos permaneçam “independentes e com repasses obrigatórios para os estados”, garantindo recursos regulares para ações de segurança pública e políticas penitenciárias.

Durante o evento, foi apresentada uma minuta da PEC elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que reforçou o apoio do Governo Federal à proposta.

Além de tratar da segurança, Fátima Bezerra também cobrou mais verbas para a saúde, ressaltando a necessidade de ampliar os investimentos em serviços essenciais para atender à população de forma eficiente.

O fórum reuniu governadores de todo o país e abordou pautas prioritárias para os estados, como o fortalecimento do pacto federativo e a busca por soluções para crises financeiras nos sistemas de saúde e segurança pública.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.