Guarapes e Bom Pastor desenvolvem ações de combate ao Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Urbana, Semurb e outras secretarias municipais, realizou nesta sexta-feira (19) uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti pelas ruas dos bairros do Guarapes e de Bom Pastor, na zona Oeste de Natal. A ação teve início às 8h30, com ponto de concentração na unidade de saúde do bairro, situada na Rua Lagoa Seca, s/n, próxima ao terminal dos ônibus.
Segundo o diretor da unidade de Saúde do Guarapes, Luiz Carlos, foi feito um grande mutirão de limpeza e de orientação e sensibilização dos moradores do Guarapes para a prevenção e o combate ao mosquito. Ele destacou que o apoio e a participação da população são essenciais para se vencer a guerra contra o Aedes.
“Intensificamos a orientação casa a casa, com a divulgação de informações precisas sobre a prevenção e o combate ao vetor, que é um dever de todos nós. Precisamos nos unir contra o mosquito, eliminar os criadouros e possíveis focos do Aedes e a única forma de conseguir isso é através da Educação, mantendo nossas casas e terrenos limpos e livres de todo e qualquer possibilidade de foco ou criadouro”.
Durante a caminhada, os moradores do Guarapes e do Bom Pastor receberam também frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, distribuídos pelo Departamento de Vigilância em Saúde da SMS e usado para eliminar microrganismos responsáveis por doenças de veiculação hídrica, como diarreias e hepatite A.
A atividade integra o conjunto de ações que devem ser estendidas para outros bairros da Capital para eliminar as possibilidades de proliferação do Aedes aegypti, especialmente nos meses de março, abril e maio, quando ocorre o pico de transmissão da dengue em Natal.
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura Municipal de Natal decretou estado de emergência na saúde por causa da intensa proliferação do vetor e o crescimento do número de recém-nascidos diagnosticados com microcefalia, que vem sendo relacionado à zika, doença também transmitida pelo mosquito.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.