A Nova Polícia Militar do Continente Americano
Nasce uma nova Polícia Militar no Continente Americano
O produto final de todas essas reformas foi o nascimento da Gendarmeria Nacional da Polícia Federal Mexicana em 2014. Foi aberto um concurso e mais de 130 mil jovens concorreram para apenas 5 mil vagas. Com o foco em ações de segurança pública em locais com altos índices de criminalidade e para o patrulhamento de todas as fronteiras gigantescas do país, a nova PM recebeu uma incumbência gigantesca. Além destas missões orgânicas ela pode ser acionada para reforçar o policiamento em cidades e estados que estejam sob forte pressão criminal.
Formação e treinamento
De nada iria adiantar aplicar um bom modelo e investir em salários e equipamentos de ponta sem uma boa formação profissional de pessoas com experiência nesta área tão complexa e fundamental como a segurança pública. Por isso, o Governo Mexicano firmou um convênio com a Gendarmerie Francesa para supervisionar todos os processos de formação da nova Polícia Militar. Neste ponto cabe lembrar que a nossa PM está quase 100 anos adiantada pois no começo do Século XX o Brasil fez a mesma coisa chamando especialistas franceses da Gendarmerie para aprimorar e assessorar os processos policiais em São Paulo. Essa vinda foi chamada de “Missão Francesa”.
Objetivos institucionais – Visão
Ser uma instituição comprometida com a Sociedade na prevenção e no combate ao crime, preservando a integridade das pessoas e de seus bens, mantendo a paz social, a ordem pública e lei, visando sempre a legalidade, a eficiência, o profissionalismo e a honestidade, com respeito aos direitos da pessoa humana, além de manter uma estratégia eficiente de relações públicas e de mídia para que os fatos policiais sejam mostrados em seu tempo correto e de maneira acurada.
Saiba mais aqui…
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.