A zona rural venceu

Vencer! Essa é a palavra que define Ângela Oliveira, aprovada hoje no Curso de Medicina da Escola Multicampi (UFRN). Filha de Ana Lúcia (família Sampaio) e Jair Fernandes (família Baé), ambos residentes no sítio Umari, localidade distante 25km de Caicó, Ângela não venceu apenas as dificuldades de “viajar horas e horas em um pau de arara” para estudar, ela venceu também uma barreira que já mutilou o sonho de vários jovens da zona rural, que é era o de alcançar a medicina, mesmo sem ser “rico”.

O esforço de Ângela (13ª colocada em medicina) não precisa ser reconhecido por ninguém, ela mesma sabe do que abdicou para focar nos estudos, e tudo passou pela compreensão dos pais, que mesmo não sendo de família tradicional, a encorajaram buscar a medicina, na certeza de que a vitória era só uma questão de tempo. A barreira quebrada hoje por Ângela vai mover montanhas, encorajando outros jovens a seguir o mesmo caminho.

Quem já morou ou mora em lugares afastados de uma cidade, como é o caso dos sítios, e aqui vamos falar de uma realidade de 25km distante de Caicó, sabe das dificuldades que os moradores enfrentam para deslocamento, não tão longe, falamos dos estudantes, que todos os dias precisam viajar horas e horas em vans ofertadas pelo município para chegar a uma escola de ensino médio, hoje só sendo possível na zona urbana. Pelas dificuldades, muitos deles (alunos) vão para a estatística da evasão escolar.

Parabéns Ângela, a zona rural venceu!

4 Comentários

Ivamar da Costa Pereira

fev 2, 2023, 2:32 pm Responder

Parabéns

Paulo Frade

fev 2, 2023, 10:00 pm Responder

O sucesso é fruto da perseverança e da dedicação…..
Parabéns pela conquista !

Maria Dalva Vale

fev 2, 2023, 10:40 pm Responder

Parabéns para Ângela que lutou para conseguir uma vaga na UFRN.
Nasci e me criei no Sítio Pedra Branca munícipio de Caicó. Na minha época ainda era mais difícil estudar na cidade, uma vez que não havia transporte escolar.Ah!!!! Como eu queria ter vencido cedo como a estudante Ângela.
É preciso investir na educação dos
estudantes que moram na zona rural. Parabéns menina aguerrida!!!

Irajá Dantas de Souza

mar 3, 2023, 8:16 am Responder

Parabéns futura doutora, pela dedicação e coragem

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.