Agaciel Maia toma posse na Academia de Letras de Brasília

Jardim de Piranhas agora conta com um imortal na Academia de Letras de Brasília. O secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal, Agaciel Maia, tomou posse nesta segunda-feira, 23, na cadeira 22, cujo patrono é o escritor, educador e jornalista José Veríssimo.

Filho dos agricultores João Gonçalves Maia e dona Anunciada, Agaciel da Silva Maia nasceu no Seridó em 1958. É irmão da senadora Zenaide Maia, do deputado federal João Maia e do ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia.

Economista de formação, foi deputado distrital por três mandatos na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Anteriormente, atuou como servidor do Senado Federal por mais de trinta anos, sendo seu diretor-geral de 1995 a 2009.

Com mais de 200 artigos publicados nos principais jornais do Brasil, Agaciel destacou-se como articulista devido à sua autoridade e posicionamentos. Ele também é autor de cinco livros: O Senado e seus Presidentes: Império e República; Parlamentares do Rio Grande do Norte – Senadores do Império à República; Tempo de Transformação; e Dinarte Mariz: Vida e Luta de um Potiguar, sendo este último um dos mais vendidos na Bienal Literária.

Na solenidade de posse, Agaciel foi prestigiado por diversos acadêmicos que celebraram sua trajetória e conquistas. Na recepção realizada em sua residência, na zona nobre de Brasília, marcaram presença várias autoridades, incluindo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Dividido entre a política na capital federal e o amor por Jardim de Piranhas, onde mantém residência, Agaciel Maia transita entre esses dois mundos. Quando não está resolvendo questões do governo de Brasília, ou até articulando temas de interesse nacional, está no Seridó cuidando de suas fazendas e se dedicando a questões locais.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.