Água some das torneiras em Caicó e Caern emite a terceira nota do dia com nova data
Confira nota da CAERN
A seca, que já dura seis anos, tem afetado de uma forma severa o abastecimento de água para Caicó. A cidade, que antes era abastecida pelo açude Itans e posteriormente pelo Açude Curema/Mãe D’água por meio do rio Piranhas/Açu, hoje depende exclusivamente do fornecimento de água da adutora emergencial que capta na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
Desde o dia 08 de maio, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou os testes para a operação da adutora emergencial, construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Na fase de testes, é natural que problemas técnicos/operacionais se apresentem. Na semana passada, alguns vazamentos aconteceram e já foram corrigidos. Contudo, desde segunda-feira (15), que a adutora tem apresentado vazamentos em trechos localizados em uma área de rio em Jucurutu/RN.
As equipes da empresa responsável pela adutora estão trabalhando para corrigir o problema apresentado na tubulação. A Caern tem acompanhado a situação dando suporte técnico para sanar esta situação. Mesmo com uma situação atípica, a previsão da empresa é que o abastecimento será restabelecido até a próxima sexta-feira (19), podendo haver alterações da data durante a execução do serviço.
A Caern fará o levantamento das áreas em que o desabastecimento foi mais significativo e analisará a possibilidade de suspender as contas deste período. Por fim, a Caern solicita o apoio da população para racionar a água disponível.
A ADUTORA
A Adutora Emergencial tem 63.134 metros de extensão, com tubulação de 400 milímetros de diâmetro. Ela foi construída como derivação da adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, começando com a conexão na Estação de Bombeamento (EB-02) e seguindo às margens da rodovia RN- 118, que liga Jucurutu a Caicó.
Durante o percurso, a Adutora Emergencial tem duas Estações Elevatórias para bombeamento na localidade. O funcionamento da adutora é feito em sistema de rodízio, porque a mesma captação será responsável também pelo abastecimento da região da Serra de Santana (Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, além de 156 comunidades rurais).
2 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
maria do rosario santos da silva
maio 5, 2017, 4:21 pmessa história de levar pra caern os papéis de agua é balela não funciona já fui vima dessa estória não caio mais nesse conto. moro no bairro samanaú, ja fazem mais de (10) diaas que no meu setor não aparece gotas de água, vamos apelar pro rio seridó pra lavar nossas roupas. não ntemos dinheiro pra pagar tanta conta.
Francilandia Santos
maio 5, 2017, 11:00 pmAcredito que é o minimo que a Caern tem a fazer por que no bairro Recreio já são quase 20 dias sem o abastecimento.