Alunas do Pronatec celebram o Dia da Mulher
Um dia para celebrar o empreendedorismo, a garra e a beleza das mulheres, assim foi o dia oito de março para as alunas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) executado pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 38 municípios.
De acordo com o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho, a ação é uma ferramenta de valorização das mulheres inscritas nos cursos da modalidade Pronatec Mulheres Mil. “Com o Programa Mulheres Mil, a EAJ tem ajudado a promover a cidadania para milhares de mulheres em mais de 35 municípios do Estado. Ações como esta, desenvolvidas com o apoio das Prefeituras parceiras e da equipe técnica do Pronatec/EAJ/UFRN, permitem que as alunas se sintam valorizadas e motivadas a dar continuidade à profissionalização e aos estudos”.
No município de Rafael Godeiro, alunas dos cursos de Horticultor Orgânico, Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Auxiliar de Agropecuária, realizaram uma Feira de Empreendedorismo em praça pública apresentando para a comunidade produtos e receitas aprendidas em sala de aula.
Em Mossoró, a celebração ao Dia da Mulher para as alunas do curso de Horticultor Orgânico, Promotor de Vendas e Preparador de Doces e Conservas, contou com apresentação de doces, dia da beleza e entrega de certificados.
Para Luciana Maria Dionísio, 51 anos, aluna do curso de Preparador de Doces e Conservas receber o certificado de conclusão de curso foi um momento de muita alegria. “Quando ingressei no curso tinha como objetivo aperfeiçoar as técnicas de produção de doce, hoje sei muito mais que isso. Em sala de aula trabalhamos a matemática, informática, empreendedorismo, sustentabilidade e tudo isso podemos levar para o nosso dia-a-dia como dona de casa. Receber o certificado no dia de hoje é motivo de muita alegria e mostra que a gente pode tudo, e nunca é tarde para aprender, é só se dedicar”.
Já em Natal, as mulheres do Complexo Penal Dr. João Chaves participaram de degustação de doces, dinâmicas e distribuição de brindes.
A ação nos municípios atendidos contemplou mais de 2500 mulheres inscritas no Pronatec Mulheres Mil, executado pela Escola Agrícola de Jundiaí.
Programa Mulheres Mil
Instituído pela Portaria No 1.015, de 21 de julho de 2011, o Programa Mulheres Mil foi está inserido no Plano Brasil sem Miséria e integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. O programa tem como objetivo oferecer e fomentar a emancipação das mulheres por meio do acesso à educação.
Com o acompanhamento de orientadores, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, as alunas do Mulheres Mil contam com aulas de português, matemática, direito da mulher, inclusão digital, sustentabilidade e empreendedorismo, além da capacitação profissional. Para ingressar no curso as interessadas se direcionam ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, onde preenchem um questionário socioeconômico que é analisado pela equipe do CRAS.
Os cursos são direcionados às beneficiárias titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.