Alunos da FACISA levam neurociência às escolas públicas de Santa Cruz
Estudantes de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) vão realizar, entre os dias 2 e 4 de dezembro, a III Neuroação – uma ação de extensão que levará conhecimentos e discussões acerca da neuroanatomia e da neurofisiologia a estudantes do ensino médio de escolas públicas de Santa Cruz.
Além de integrar a universidade à rede pública de ensino, a ação deve possibilitar, aos estudantes de graduação, a relação entre os conhecimentos estudados em sala de aula e as situações reais da prática profissional e, aos professores de biologia participantes, o desenvolvimento de novas estratégias educacionais para melhorar as condições do ensino básico.
Entre as atividades que serão desenvolvidas no Laboratório de Morfologia e Fisiologia Humana e nas salas de aula da FACISA pela manhã e à tarde, estão palestras, vídeos, aulas práticas, jogos lúdicos, maquetes e discussões de artigos científicos sobre a aplicação da neurociência no estudo de patologias.
Está confirmada a participação de pelo menos quatro escolas públicas: as escolas estaduais Professor João Ferreira de Souza, José Bezerra Cavalcante, Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Santa Cruz).
A ação é organizada por estudantes de graduação dos cursos de Nutrição e Fisioterapia que estão cursando as disciplinas de Morfologia e Fisiologia Humana neste semestre. Os projetos de ensino foram elaborados sob orientação dos professores e com auxílio dos monitores das turmas.
Iniciativa
As duas primeiras edições da Neuroação foram motivadas pelo sucesso das atividades de monitoria em morfologia e fisiologia humana desenvolvidas pelos estudantes de Nutrição e Fisioterapia da FACISA em 2013, com o uso de dinâmicas, jogos lúdicos, peças teatrais e materiais informativos.
Desde então, avança o projeto de Iniciação à Docência em Morfologia e Fisiologia Humana, que promove, entre outras atividades, cursos de férias de morfologia, monitorados por estudantes da FACISA que, em sua maioria, estudaram em escolas públicas na região do Seridó e Trairi.
A III Neuroação tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e da Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.