Angiquinho, a primeira usina hidrelétrica do Nordeste; Assista
No início do século XX, em 26 de Janeiro de 1913, a Cachoeira de Paulo Afonso ganhava uma nova visão com a inauguração da Usina Angiquinho, pelo cearense Delmiro Gouveia.
Angiquinho é o nome dado à primeira usina hidrelétrica do nordeste, localizada na margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso, no Rio São Francisco.
Inaugurada em 26 de Janeiro de 1913 pelo então empresário Delmiro Gouveia, 1ª Hidrelétrica da Cachoeira de Paulo Afonso e a 1.ª do Nordeste tinha como objetivo fornecer energia elétrica a uma grande indústria têxtil chamada de Companhia Agro Fabril Mercantil localizada na cidade de Pedra (hoje Delmiro Gouveia).
Em 30 de novembro 2006, todo o complexo da Usina Angiquinho foi tombado pelo Estado Alagoas na gestão do governador Luís Abílio de Sousa Neto, tornando-se um Sítio Arqueológico e Histórico, e Patrimônio Histórico Cultural de Alagoas.
A Usina de Angiquinho marcou o início de uma era para o Nordeste. Seu impacto vai além da energia que gerou – ela simboliza a força de vontade de um homem que acreditou no potencial da sua terra e mostrou ao mundo que o sertão também pode ser moderno. Este foi o primeiro passo de uma longa jornada de desenvolvimento, que segue até hoje, iluminando o caminho de gerações futuras.”
Portal TV Sertão / Batalha – Alagoas
Imagem/Reprodução
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.