Ao analizar fala de Lula, jornal deduz que presidente brasileiro “dá tempo para Maduro forjar atas de votação na Venezuela”

O analista de Internacional da CNN Lourival Sant’anna fez críticas à reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do resultado das eleições na Venezuela. Segundo Sant’Anna, Lula, juntamente com os líderes da Colômbia e do México, está dando tempo ao regime de Nicolás Maduro para forjar novas atas de votação que comprovem sua vitória. As eleições presidenciais aconteceram no último domingo (28).

De acordo com Lourival, “eles estão dando tempo para o regime do Maduro e para o Conselho Nacional Eleitoral limpar as provas das atas que dão a vitória para o candidato da oposição Edmundo González e substituí-las por atas forjadas”.

O analista destacou que a oposição venezuelana, conhecedora das táticas do regime, já espera que Maduro apresente atas que “provam” sua vitória. Sant’anna argumentou que a postura de Lula e de outros líderes latino-americanos contribui para criar uma falsa equivalência entre os grupos envolvidos no processo eleitoral.

Críticas à postura de Lula

Sant’anna criticou especificamente a declaração de Lula de que existe uma “briga entre dois grupos” na Venezuela. “É como dizer que a Ucrânia e a Rússia estão numa briga, quando a Ucrânia foi invadida pela Rússia”, comparou o analista.

O especialista também apontou que Lula ignora o fato de que, há oito anos e meio, “a Justiça venezuelana trabalha em favor do regime”. Ao sugerir que a oposição recorra à Justiça, o presidente brasileiro estaria desconsiderando essa realidade, diz Sant’anna.

O analista concluiu alertando para o risco de equiparar o sistema judicial brasileiro ao venezuelano, afirmando que isso coloca “o nosso sistema no mesmo nível da Venezuela”.

Com informações do jornal da CNN

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.