Após críticas, Xuxa se desculpa por defender uso de presidiários como cobaias
Fotos e imagens: Reprodução/Redes Sociais/YouTube
Artista condenou uso de animas em testes de cosméticos, remédios e vacinas, mas defendeu a realização dos mesmos procedimentos em seres humanos presidiários; Xuxa foi duramente criticada nas redes sociais por declaração considerada eugenista (veja AQUI o que significa) e racista e se desculpou.
Ao participar de uma live nesta sexta (26) sobre direitos dos animais promovida pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Xuxa, que é vegana, condenou o uso de animais para testes de produtos, mas depois defendeu o uso de prisioneiros como cobaias para testes de cosméticos, remédios e vacinas. veja (vídeo da live AQUI)
Após a declaração, Xuxa foi duramente criticada e se desculpou horas depois.
“Eu tenho um pensamento que pode parecer muito ruim para as pessoas, desumano… Na minha opinião, existem muitas pessoas que fizeram muitas, muitas coisas erradas e estão aí pagando pelos seus erros num ad eternum, para sempre em prisões. Poderiam ajudar nesses casos”, disse na ocasião. Ela então acrescentou: “Pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer, para ajudar a salvar vidas”, disse Xuxa inicialmente (Veja vídeo abaixo).
Nas redes sociais, Xuxa sofreu severas criticas pela declaração. No Twitter, surgiram trocadilhos como “Xu Xu Klan” e “Xuxa Menenghele”. O primeiro associa o nome da artista à Ku Klux Klan, grupo supremacista brando surgido nos EUA que prega a eugenia. A segunda associa o sobrenome da artista, Meneguel, ao do médico nazista Josep Mengele que conduzia tenebrosos experimentos com os prisioneiros dos campos de concentração da Alemanha nazista.
No madrugada de hoje, horas depois da declaração, a artista se desculpou nas redes sociais. Ela citou uma recomendação do escritor Anderson França, que a aconselhou a desculpar-se imediatamente. A declaração de Xuxa foi considerada uma das mais desastrosas de sua longa e bem sucedida carreira.
“Eu estou aqui pedindo desculpas para todos vocês. Eu, que não usei as palavras corretas. Pensei numa coisa, pensei em muitas coisas. Quis falar sobre muitos assuntos, e não fugir do assunto principal, que era dos animais, dos maus-tratos e de pessoas que fazem muitas coisas maltratando vidas. E também julguei, também maltratei”, afirmou no pedido de desculpas.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Zalrenice Simões
mar 3, 2021, 12:55 pmQue lástima….. pessoa que enganou muitos por muito tempo.. agora a máscara cai. Nazista, isso sim.