Após repercussão da fuga em Alcaçuz, juiz cobra “mais vontade e coragem” do governo do estado
O juiz de Execuções Penais Henrique Baltazar usou as redes sociais para, mais uma vez, criticar a atenção dada pelo Poder Público ao sistema prisional do Rio Grande do Norte. Após a fuga de detentos de Alcaçuz, na madrugada de hoje (6), o magistrado cobrou medidas efetivas para a solução do problemas.
Juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar usou uma rede social para falar sobre a fuga ocorrida na Penitenciária de Alcaçuz nesta segunda-feira
Na postagem, Henrique Baltazar afirma que avisou o governador Robinson Faria (PSD) sobre a vulnerabilidade dos presídios após as rebeliões. Para Baltazar, a situação do sistema prisional vai piorar se o Governo mantiver a mesma política de segurança.
“Vou repetir: o o Estado NÃO controla o interior dos presídios. Não basta reconstruir vagarosamente o que foi destruído. Ou o governo age com mais coragem e vontade, ou a situação de insegurança dos potiguares vai piorar e muito”, afirmou Henrique Baltazar. “Discurso não resolve o problema da insegurança pública. São necessárias ações”, finalizou.
Em um comentário do próprio Baltazar, ainda na postagem, o magistrado afirma que foram quase 3 anos sem fugas em Alcaçuz “graças ao trabalho preventivo dos seus agentes e diretores”. Porém, na opinião do juiz, tudo foi perdido “em razão do medo do governo em agir para retomar o controle da unidade”. “Agora outras fugas acontecerão, mas não só em Alcaçuz. O sistema prisional do RN está semi-destruído”.
Tribuna do Norte
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.