Assembleia Legislativa discute ações de prevenção ao câncer de próstata
A prevenção ao câncer de próstata foi tema de discussão na tarde desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por iniciativa do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), médicos e representantes da sociedade civil organizada debateram a importância de conscientização da população e quebra de preconceito, bandeiras do Novembro Azul.
“É uma necessidade quebrar todos os preconceitos. Vamos sugerir que a Secretaria de Saúde receba os as entidades para discutir formas eficazes para a conscientização”, disse o deputado Fernando Mineiro.
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. Desde então, a campanha ocorre durante o penúltimo mês do ano em todos os continentes. No Brasil, o objetivo é trabalhar para a redução no número de pessoas que sofrem da doença, que chegou a quase 70 mil casos diagnosticados em 2014.
Na audiência, as entidades presentes e a sociedade deram exemplos sobre a necessidade do exame a partir dos 45 anos de idade. O preconceito com o toque e a falta de cuidados com a prevenção da saúde por parte dos homens foram alguns dos pontos abordados. No entanto, os presentes garantiram que continuarão engajados para conscientizar a população potiguar.
“É ótimo ver tantas pessoas, homens e também mulheres, buscando trabalhar para o bem do próximo. Quero agradecer a todos vêm cuidando da sociedade e espero que, no mês de novembro, essa ideia de cuidado com o próximo se reproduza cada vez mais”, finalizou Mineiro.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.