Bolsonaro autoriza novo decreto de atuação das Forças Armadas na Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu editar decreto autorizando uma nova operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na floresta amazônica. Segundo relatos feitos à CNN, em reunião na quinta-feira (10), o presidente autorizou a equipe jurídica do Palácio do Planalto a formular a medida.
A expectativa é de que ela seja publicada ainda neste mês e tenha duração, em um primeiro momento, até o final de julho. O foco da nova iniciativa deve ser no chamado arco do desmatamento, cidades onde o número de queimadas costuma ser mais elevado. O período de seca na floresta amazônica ocorre entre maio e setembro.
A última GLO na floresta amazônica teve o prazo finalizado no início de maio, sem que o decreto fosse renovado. A proposta avaliada é de que as Forças Armadas atuem no combate ao desmatamento até que o Meio Ambiente viabilize investimentos no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e no ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgãos federais de fiscalização ambiental.
O presidente aprovou para este ano corte de 24% no orçamento do meio ambiente em relação ao ano passado. O Meio Ambiente solicitou à Economia uma compensação orçamentária de R$ 270 milhões. O ministro Paulo Guedes já indicou a liberação dos recursos, mas eles ainda não foram viabilizados. As informações são da CNN BRASIL
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.