Caicó registra primeiro caso de raiva canina depois de 10 anos “imunizada”
Por Jair Sampaio – Nessa segunda feira o Centro de Zoonoses de Caicó registrou um caso de “Raiva Canina” em um cão da zona oeste da cidade. O animal foi inicialmente levado para uma clínica particular e assim que percebido os primeiros sintomas o veterinário Jeferson Ricardo encaminhou o animal para o técnico do município, onde foi notificado oficialmente o caso.
A Raiva Canina preocupa as autoridades do município, que agora, mais que nunca, terão que disponibilizar campanhas para vacinar todos os animais, já que a doença é mortal, em todo o mundo apenas duas pessoas escaparam da doença e vivem vegetando e aos cuidados de terceiros.
Saiba como se prevenir da doença e quais as providência mais urgentes
“A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos), e segue como um problema a ser controlado em quase todo o mundo. Transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente – principalmente por meio da mordida – a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada na maioria das metrópoles, ainda merece alerta.”
“Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso, pode se manifestar de três maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal.”
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.