UFRN: Ceres Caicó recebe Workshop de Biogeografia

Nos dias 7 e 8 de dezembro o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó , o I Workshop de Biogeografia Aplicada (WorkBIO).

O evento é direcionado para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área e, tem como objetivo, reunir cientistas de universidades brasileiras e estrangeiras que atuam no campo da Biogeografia, promovendo discussões e atividades em questões específicas da área.

A abertura acontece na manhã da quinta-feira, 7/12, seguidas de duas palestras: a primeira com a  pesquisadora Dra. Irma Trejo, da universidade autônoma do México, sob o tema “Bosques Secos Tropicales”, e a segunda com a Dra. Cláudia Câmara do Vale,  da universidade federal do Espírito Santo (UFES), sobre “Biogeografia de Manguezais”. A programação da quinta-feira se encerra com a palestra “Ordencion de recursos naturales vinculados a áreas protegidas”, com o professor Dr. Rafael Artigas Câmara,  da universidade de Sevilla – Espanha.

Na sexta-feira, serão apresentadas mesas-redondas. Às 10:00 mesa-redonda “Biogeografia da Caatinga”, com mediação da professora Dra. Valéria Porto Filho da universidade federal da Paraíba (UFPB) e com os debatedores Dr. Eduardo Viana  e Dr. Bartolomeu Souza (UFPB) e Dr. Luiz Cestaro (UFRN).

Às 14h, mesa-redonda “Diálogos entre a Geodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos” com mediação do professor Dr. Iaponan Cardins da universidade federal do Ceará (UFC) e debatedores Dr. Marcos Nascimento e Dr. Diógenes Costa, ambos da UFRN.

A mesa-redonda “Reflexões sobre Conceitos e Temas em Biogeografia”, encerra a programação científica, com mediação da Dr. Diógenes Costa (UFRN) e com os debatedores Dr. Adriano Figueiró, da universidade federal de Santa Maria (UFSM) e da Dra. Sueli Furlan da universidade  de São Paulo (USP).
 
O encontro oferece ainda minicursos sobre Edafologia, Serviços Ecossistêmicos Teoria e Prática e Classificação da Vegetação através de Tipos Funcionais de Plantas.  Os interessados em saber mais sobre o evento podem acessar este link.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.