Cinco cidades do RN têm emergência reconhecida por causa da seca

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (29) a situação de emergência em cinco cidades do Rio Grande do Norte: Angicos, João Câmara, Lajes, Passa e Fica e São Paulo do Potengi. Todas foram afetadas pela seca, caracterizada por um período prolongado de ausência de chuvas.

Com esse reconhecimento, as prefeituras dessas cidades estão aptas a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como medidas de enfrentamento aos impactos da seca. Atualmente, o estado do Rio Grande do Norte contabiliza 47 reconhecimentos de emergência vigentes, sendo 34 por estiagem, 12 por seca e um por chuvas intensas.

Como as prefeituras podem solicitar ajuda

Para acessar os recursos, os municípios devem registrar a solicitação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), detalhando metas e valores no plano de trabalho. Após a análise e aprovação pela Defesa Civil Nacional, o valor aprovado é publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Capacitação para agentes de defesa civil

O MIDR também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais na utilização do S2iD e na execução de ações de proteção e defesa civil. As capacitações visam preparar os agentes das três esferas de governo para atuar em situações de emergência.

Essas medidas reforçam a necessidade de monitoramento constante e planejamento para minimizar os impactos da seca, que afeta diversas regiões do estado e do país.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.