Colete à prova de balas transforma projéteis em pó
Uma nova espuma de metal é capaz de destruir balas de armas poderosas, que geralmente atravessam coletes de proteção. A espuma metálica é muito mais leve que os famosos coletes Kevlar e oferece maior proteção. O material absorve de 60% a 70% da energia de movimento da bala. Segundo os testes mais recentes, os projéteis perfuraram, no máximo, 8 mm do material. Na prática, eles ficariam bem longe do corpo de quem vestisse uma proteção com a espuma.
São três camadas responsáveis por transformar a bala em pó: a de fora é feita de carbeto de boro, o quinto material mais duro do mundo. Na camada do meio, a espuma metálica que absorve o impacto e, para garantir a proteção, uma última camada de Kevlar. Segundo o site Yahoo, a mistura toda tem apenas 2,5 cm de espessura, o que garante a praticidade e a leveza da estrutura.
E não é só contra balas que a espuma protege: ela também impede a passagem de raios X, raios gamma e radiação de nêutrons. Mesmo sendo feita de metal, ela é altamente resistente ao fogo e ao calor, além de ser reciclável.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.