CONSESP repudia “estudo” que elenca as supostas 50 cidades mais violentas e destaca redução de assassinatos em Natal em 2015
O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública – CONSESP, entidade que congrega todos os Secretários de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal, divulgou nesta terça-feira (1) uma nota de repúdio ao “estudo” denominado “Seguridad, Justicia y Paz”, publicado no dia 25 de janeiro deste ano, pela ONG mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y Justicia Penal, que elenca as supostas cinquenta cidades mais violentas do mundo no ano de 2015.
Em sua nota, o CONSESP põem em dúvida os critérios de avaliação que foram utilizados pela ONG Mexicana e destaca a ausência de uma metodologia minimamente clara e coerente para se formar o ranking de cidades mais violentas.
O CONSESP também cita a criação, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais que definiu critérios claros e metodologicamente apropriados para análise das estatísticas sobre crimes violentos, o que tem sido uma referência nacional, e destaca a redução de 14,6% no número de mortes no ano de 2015, em Natal, capital potiguar. Confirma, abaixo, a nota na íntegra.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Yoran
fev 2, 2016, 12:45 pmA única instituição que possui a autoridade de refutar o estudo da ONG é uma universidade, que possui cientistas (doutores) para isso.