Cooperativas se consolidam e crescem mais que bancos
O sistema brasileiro de cooperativas de crédito passa por uma consolidação que está permitindo ao setor crescer mais do que os bancos tradicionais. O processo está sendo impulsionado por uma combinação de melhora na regulamentação da atividade e de ganhos de escala que permitem às cooperativas conquistar mais associados com serviços bastante competitivos.
INFOGRÁFICO: entenda como funciona o sistema cooperativo
O momento do cooperativismo de crédito é tão bom que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, lançou um desafio aos gestores do sistema: alcançar 10 milhões de cooperados. Hoje são 7,5 milhões. O BC tem demonstrado interesse em apoiar a expansão do setor de olho em duas qualidades que o diferenciam dos bancos tradicionais: capilaridade e vínculo com os associados.
Para chegar a mais pessoas e continuar crescendo acima do resto do sistema financeiro, o setor cooperativo já vinha se consolidando nos últimos anos. O número total de cooperativas caiu de pouco mais de 1,3 mil para 1,1 mil entre 2011 e o primeiro semestre deste ano, em parte porque várias associações se fundiram para ter mais escala e reduzir custos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.