Couro Fino usa prefeitura de Jardim de Piranhas para manter projeto da família Macaco
Membro da família Macaco, o atual prefeito Rogério Couro Fino (MDB) tenta renovar seu mandato, mas, principalmente, garantir as benesses públicas destinadas a vários membros de sua família. Como não se consolidou como liderança, o atual prefeito anda na sombra do primo, ex-prefeito Antônio Macaco, que está inelegível, e indicou como vice seu também primo, ex-vereador Luiz Macaco, que é irmão de Antônio. Além disso, precisa garantir a reeleição de outro primo, o vereador Davy Macaco, e do sobrinho Emanuel Marina, que ainda é genro de Antônio Macaco.
A teia familiar dos Macaco só cresce na Prefeitura. Na gestão atual, Rogério indicou a prima Zezé Soares como secretária de Saúde. Como se não bastasse, mantém outros três irmãos de Zezé trabalhando diretamente ou com muito poder dentro da administração: Francisca Soares, atual secretária de Administração, e Ivone Soares, motorista na Secretaria de Saúde, têm cargos diretos. Já João Maria Soares nunca foi nomeado, mas é tido na cidade como secretário de Obras. Pode perguntar a qualquer pessoa da cidade que a resposta é uma só: João Maria Soares é quem manda e desmanda na pasta.
Francisco Soares, secretário de Finanças, é mais um primo de Rogério em sua gestão. Já Otávio Marina, secretário de Meio Ambiente, é outro sobrinho do atual prefeito e também do vereador Emanuel Marina. Soma-se a isso diversos fornecedores da família Macaco que, segundo dizem por Jardim, têm contrato de fornecimento com a Prefeitura.
É preciso tempo e paciência para montar a árvore genealógica dos Macaco na atual gestão do prefeito Rogério Couro Fino, dada a quantidade de parentes e aderentes pendurados nas tetas da Prefeitura. Há quem diga que são incontáveis os membros desta família vagando nos corredores do palácio municipal com cargos de segundo e terceiro escalão, o que é ilegal, segundo a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina regras sobre nepotismo.
De acordo com esta súmula, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, viola a Constituição Federal.
5 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
RITA
jul 7, 2024, 2:52 pmO MPRN TÁ DORMINDO?
RITA
jul 7, 2024, 2:57 pmFALTOU INCLUIR O PRIMO DE ANTÔNIO MACACO, JÚLIO CÉSAR, QUE É FUNCIONÁRIO DA PMJP CEDIDO AO MPRN, QUE É O RESPONSÁVEL POR ESCONDER DO PROMOTOR AS DENUNCIAS QUE CHEGAM NO MP.
Assassino JMA
jul 7, 2024, 3:27 pmJair, pq tu não faz uma publicação sobre o vereador João Maria Amaro de jardim de piranhas, no qual ele matou uma senhora chamada Rita , e um senhor chamado Humberto , mas conhecido como espimbada, e também pq vc não coloca que ele quebrou um comerciante conhecido como Antônio ananias
Pq vc não publica que ele assediou uma cliente em sua churrascaria ??
Marcos
jul 7, 2024, 7:29 pmAinda tem mais, mas está bem pertinho dessa cambada cair fora
Marcos
jul 7, 2024, 7:30 pmFoi a pior administração que Jardim já teve