Deputada Terezinha denuncia demora no Regula RN e cita caso de recém-nascido em São Gonçalo: “Essa falha pode ter custado uma vida”

Durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a deputada estadual Terezinha Maia fez duras críticas ao sistema de regulação de leitos da rede pública, o Regula RN. A parlamentar destacou o caso de um recém-nascido em São Gonçalo do Amarante que, mesmo em estado grave, não conseguiu uma vaga de UTI Neonatal em tempo hábil e acabou falecendo.
De acordo com Terezinha, o bebê foi direcionado pelo sistema ao hospital de Santa Cruz, mas, de acordo com Informações repassadas pela médica pediatra Maria Miranda, havia um leito neonatal disponível, porém bloqueado pela Sesap, no Hospital Santa Catarina, em Natal. A criança faleceu a caminho de Santa Cruz. “Precisamos rever se a regulação da saúde do estado está funcionando bem. Essa falha pode ter custado uma vida. Isso é inadmissível. Não dá para continuar assim”, afirmou Terezinha.
Terezinha também lembrou que, em janeiro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia apontado sérias falhas no sistema Regula RN, por meio de uma auditoria que teve como foco os controles e procedimentos relacionados à regulação de leitos. Entre os principais problemas identificados estavam a falta de uma política estruturada de segurança da informação e falhas no controle de acessos privilegiados.
Além da cobrança por melhorias no sistema de regulação, a parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado pela liberação imediata de emendas parlamentares destinadas ao Hospital e Maternidade Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante. Segundo Terezinha, R$ 200 mil em recursos de 2024 ainda não foram pagos, e mais de R$ 200 mil referentes a este ano seguem sem liberação. “Isso é uma tristeza muito grande. A saúde do povo tem que ser prioridade. Todas as pastas são importantes numa gestão, mas a saúde precisa ser tratada com mais cuidado”, finalizou.
2 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Pedro
abr 4, 2025, 7:36 amTem um blog que só chama a Deputada Terezinha de São Fernando, porque que ele só chama por esse nome? Qual é o sentido da palavra?
Paulo Frade
abr 4, 2025, 11:45 amSempre atuante em favor da dignidade humana, principalmente dos mais necessitados.
Merece todo reconhecimento!