Detentos do RN recebem certificados da Escola Agrícola de Jundiaí‏

detentosrecebemcertificados

Na penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, 19 detentos do regime fechado participam de cursos de capacitação ofertados pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e receberam na última segunda-feira (25), os certificados de conclusão de curso.

 “Incluir os apenados através de cursos profissionalizantes é assegurar o direito básico à educação. Oferecemos uma oportunidade única de inclusão social e profissionalização para esses cidadãos. Nós da Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN estamos satisfeitos em oportunizar a capacitação profissional a essas pessoas que agora podem trilhar novos caminhos para suas vidas”, afirma o Coordenador Geral do Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho.

Segundo a Diretora do Presídio, Aurivaneide Lourenço Oliveira, foi um desafio muito grande iniciar a oferta de curso na unidade. “A princípio foi um desafio muito grande devido à falta de efetivo e também de estrutura para que os detentos pudessem assistir às aulas, mas com a conscientização do quadro e com o apoio da equipe do Pronatec/EAJ/UFRN conseguimos desenvolver uma logística para garantir esta oferta”.

“O curso é muito importante para nossa unidade, pois além de melhorar o comportamento dos apenados, é uma oportunidade única deles conseguirem reintegração à sociedade. Para nós é muito gratificante fazer parte deste processo de transformação e pretendemos continuar com essa parceria com o Pronatec/EAJ/UFRN e beneficiar mais detentos”, completa a diretora Aurivaneide Lourenço.

Para Wagner Tavares, o curso é uma oportunidade de mudar de vida. “Sofremos muito com a prisão e nossos familiares também. Com este curso espero conseguir retomar a minha vida e trilhar um caminho honesto longe do crime”.

No Presidio, o curso de Auxiliar de Biblioteca resultou em um projeto de literatura para os apenados, que tem como objetivo promover a inclusão social e redução da pena através da leitura.

Na cerimônia de entrega de certificados de conclusão dos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar de Recursos Humanos, os detentos aproveitaram para agradecer a oportunidade e os ensinamentos mininstrados pelos professores Deusimar Freitas, Antonio Pessoa e João Paulo Nobre.

Participaram da entrega as Supervisoras do Pronatec/EAJ/UFRN, Socorro Rebouças e Talita Pereira, além da representante do Conselho Penitenciário, Layse Nunes e a Diretora Aurivaneide Lourenço Oliveira.

Pronatec Presídios

O Pronatec Presídios é uma iniciativa que busca promover a ressocialização de detentos. Criada em 2013, esta oferta exclusiva, já beneficiou mais de 25 mil apenados. Entre os cursos ofertados, os mais buscados são da área de infraestrutura, como pedreiro e carpinteiro. No RN, a Escola Agrícola de Jundiaí oferta cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Para participar do Pronatec Presídios, é necessário que a previsão de progressão da pena (de fechado para semiaberto, por exemplo) seja superior à duração do curso. Os participantes dos têm pena reduzida em um dia por cada período de 12 horas estudadas.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.