Ebserh e UFRN assinam acordo para oferta de curso em todo território nacional
Capacitar o corpo acadêmico, para propiciar aos estudantes um maior embasamento para o desenvolvimento de mais pesquisas e uma melhor formação profissional, propiciando que a rede de atendimentos na saúde pública brasileira ganhe em qualidade. Esses são os resultados que o Acordo de Cooperação Científico-Acadêmica firmado nesta quarta-feira, 08, entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) espera alcançar através da oferta de um curso de especialização em Preceptoria Médica e Multiprofissional.
Com duração de 18 meses e a ofertar de 1.200 vagas em todo o Brasil, a capacitação será destinada aos profissionais dos 39 hospitais universitários filiados à Ebserh. A iniciativa, que abrange as áreas de ensino, pesquisa e assistência, será gratuita, na modalidade à Distância, e disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), desenvolvido pelo Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde (Lais).
O preceptor é um profissional responsável, na área médica, por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes nas especialidades de um hospital. Por isso, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, salientou que a UFRN busca com essa parceria propiciar apoio para o melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas dentro dos hospitais da Ebserh em todo o território nacional. O presidente da Ebserh, Kleber Morais, ratificou o pensamento da reitoria.
“Essa é uma parceria muito importante para a Rede Ebserh. Os hospitais universitários precisam de preceptores ainda mais qualificados para capacitarem nossos estudantes e melhorarem os serviços públicos do país”, comentou. O projeto pedagógico será elaborado pela Escola Multicampi de Ciências Médicas de Caicó e o lançamento do edital fica condicionado ao repasse de recursos do Ministério da Saúde.
Wilson Galvão – ASCOM – Reitoria/UFRN
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.