Eleições 2024: candidatos apoiados por Jair Bolsonaro avançam mais do que os de Lula
Em 17 capitais, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) registraram melhora nas intenções de voto. Nesse grupo, seis tiveram crescimento, considerando a margem de erro. Já entre os apoiados pelo petista, houve oscilação positiva em sete capitais e crescimento apenas em Fortaleza.
É o que aponta um levantamento do GLOBO com base nas intenções de voto medidas em 24 cidades nos últimos dias e que considera os dois últimos levantamentos feitos pelo instituto Quaest.
Houve crescimento de nomes apoiados por Bolsonaro em Campo Grande, Natal e Salvador. Em Natal, pelo levantamento da Quaest, Paulinho Freire (União), que tem o apoio de aliados do presidente Bolsonaro, passou de 15% para 24% das intenções de voto. A adversária Natália (PT) teve menor movimentação nos dados do instituto saindo de 14% para 18%.
O cientista político Antonio Lavareda, do Ipespe, defende que os apoios de Bolsonaro e Lula são importantes, mas não devem ser decisivos: “O pleito municipal se dá em torno da avaliação dos prefeitos atuais, e caso eles não possam concorrer, o foco está em quem os incumbentes apoiam”, avalia.
Pesquisa Ranking é derrubada no TRE
A Justiça derrubou na sexta-feira (20) a pesquisa Ranking, que dava Natália Bonavides no segundo turno na eleição para prefeito de Natal.
“Defiro a medida liminar requerida pelos impetrantes, a fim de suspender a divulgação da Pesquisa RN06327/2024; bem como para excluí-las de todos os canais de divulgação mantidos pela litisconsorte passiva Potengi Comunicações Ltda. até o julgamento de mérito deste Mandado de Segurança”, diz o documento assinado pela juíza Ticiana Maria Delgado Nobre. No caso faltou clareza na delimitação das áreas de pesquisa.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.