Em nota enviada ao blog, Força Aérea confirma voos de caças sobre Serra Negra mas contesta moradores: “Os voos foram entre 7 e 13 km de altura”
Senhor Jornalista,
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX 2024) – que acontece de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT) – informa que nenhuma aeronave da operação realizou sobrevoos a baixa altitude na região de Serra Negra do Norte, nesta quinta-feira (07/11).
Os voos do dia, na área citada, foram feitos entre 7 e 13 quilômetros de altura. Durante o exercício estão programados voos em alturas menores, mas nunca abaixo de 300 metros (parâmetro comprovadamente seguro para a execução das atividades). Ressalta-se que não haverá, durante toda a operação, em nenhuma área, voos rasantes ou acrobacias, justamente para evitar que danos sejam causados a estruturas físicas. Desta forma, a FAB reafirma que as supostas avarias, apresentadas em um vídeo que está circulando em redes sociais na localidade citada, não são decorrentes dos voos realizados durante a CRUZEX 2024.
Por fim, a FAB reforça que todas as operações aéreas são cuidadosamente planejadas para minimizar qualquer impacto às comunidades locais. As aeronaves seguem rotas definidas, evitando áreas densamente habitadas, garantindo, com isso, que todas as manobras ocorram de forma segura e responsável.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.