Em visita histórica, o Papa Francisco exalta a “família como núcleo da sociedade” nos EUA
Gazeta do Povo – Valorização do matrimônio e da transmissão da fé, de geração para geração foram os temas de destaque no 8º Encontro Mundial das Famílias (EMF), evento internacional que foi encerrado pelo papa Francisco neste domingo, na Filadéfia, Estados Unidos. Outros pontos do ensino moral católico, como a defesa da vida desde a concepção e a liberdade religiosa, também fizeram parte dos discursos do pontífice em sua passagem pela cidade que é o berço da democracia norte-americana.
Em missa celebrada no sábado, na Catedral da Filadélfia, Francisco exortou as famílias cristãs a assumirem o protagonismo na transmissão da fé, sem dependerem necessariamente de iniciativas do clero. “Sabemos que o futuro da Igreja, numa sociedade em rápida mudança, exige um compromisso cada vez mais ativo por parte dos leigos”, disse o papa, destacando o papel que as mulheres católicas tiveram na história do país, especialmente na fundação de escolas.
Mais tarde, em encontro realizado no Independence Hall, onde foi assinada a declaração de independência dos Estados Unidos, o pontífice denunciou a “moderna tirania” que procura suprimir a liberdade religiosa, ou reduzi-la a uma subcultura, tentando excluir a fé da vida pública. Para Francisco é urgente que os seguidores de diferentes religiões unam sua voz para invocar a tolerância e o respeito por seus credos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.