Energia estática causa sensação de choque ao se movimentar de um corpo para outro
Eletricidade estática está presente na vida dos seres humanos, é muito comum, mas dificilmente percebemos. O fenômeno pode causar sensação de choque quando se movimenta de um corpo para outro.
Para Max, engenheiro eletricista que conversou com o blog nessa terça feira, a criança socorrida pelos pais após sofrer um choque no Complexo Ilha de Santana pode ter sofrido uma ‘Descarga Eletrostática’.
Para este fenômeno acontecer basta que o corpo fique algum tempo sem atrito com objetos. “É comum quando saímos do carro, que é isolado pelos pneus, ao tocarmos em algo, a descarga eletrostática é certa”.
Ontem, 23, o Ministério Público, a Prefeitura de Caicó e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais acompanharam o CBM em mais uma vistoria na Ilha, e nenhum vazamento de corrente foi detectado.
Descarga Eletrostática: No mercado facilmente é encontrada uma “Pulseira Eletrostática Anti Estática”, que elimina essa energia fabricada no nosso corpo sem que tenhamos a sensação de choque elétrico.
A Pulseira Eletrostática Anti Estática é muito comumente usada por técnicos em celulares e outros objetos. Essa energia é capaz de queimar sensores, capacitores e itens sensíveis à qualquer tipo de choque.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Jair Carlos dos Santos
nov 11, 2019, 6:33 pmSim!A eletricidade estática, é fato.Porém, em mais 20 anos atuando na área de eletroeletrônica (sou técnico em eletrotécnica), não tenho conhecimento de acidentes graves envolvendo este tipo de fenômeno.A julgar pela gravidade do acidente ocorrido com a criança no brinquedo lá na Ilha de Santana, em Caicó, continuo defendendo a hipótese de choque em função de inexistência ou deficiência e mau funcionamento do sistema de aterramento, bem como da falta de outros itens de proteção.(DR)