Erupção de vulcão se intensifica nas Canárias, e mais 3 cidades são evacuadas
Foto: Emilio Morenatti/AP
Autoridades da ilha de La Palma, na Espanha, ordenaram nesta sexta-feira (24) a evacuação das cidades de Tajuya, Tacande de Abajo e da parte de Tacande de Arriba devido à erupção do vulcão nas Canárias.
Os serviços de emergência ordenaram inicialmente que os moradores dessas cidades ficassem em casa, mas a orientação mudou devido à intensificação da atividade vulcânica no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.
O Instituto de vulcanologia das Canárias disse na quinta-feira (23) que a nuvem de gás tóxico e cinzas já se estende por mais de 4 quilômetros no céu.
Voos cancelados
As companhias aéreas espanholas Iberia e Binter anunciaram nesta sexta que cancelaram alguns voos para La Palma devido ao vulcão (embora o espaço aéreo da ilha continue aberto).
“A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite”, anunciou a Binter em um comunicado.
A companhia aérea não especificou quantos voos serão afetados. Já a Iberia anunciou que cancelou um voo na tarde de hoje.
Vulcão em erupção
O vulcão entrou em erupção no domingo (19) nas Canárias, um arquipélago espanhol formado por oito ilhas no Oceano Atlântico, e forçou a evacuação de milhares de pessoas.
As lavas estão descendo lentamente do Cumbre Vieja, mas continuam engolindo tudo o que encontram em seu caminho e já destruíram 320 construções e 154 hectares de terra até o momento, em seu caminho em direção ao mar.
A lava pode gerar gases tóxicos se chegar ao Atlântico, e especialistas dizem que a erupção vulcânica e suas consequências podem durar até 84 dias em La Palma. A ilha tem cerca de 85 mil habitantes.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.