Estudantes da UFRN pedem ajuda para fazer intercâmbio em Portugal
Os alunos Murilo Silva, de 21 anos, e Yuri Rafaell, de 22, do curso de Ciências e Tecnologia (C&T) da UFRN, vão viajar para Portugal em agosto. Lá, eles irão participar de um intercâmbio oferecido pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra até meados de fevereiro de 2025. A bolsa obtida inclui hospedagem, alimentação e subsídios da faculdade, mas ambos devem pagar mais de R$ 6 mil em despesas de documentação e passagens. Como resultado, ambos iniciaram campanhas online com o objetivo de arrecadar o dinheiro necessário para pagar.
Murilo e Yuri passaram por várias etapas da seleção, que tinha cerca de 500 candidatos dos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na reta final. Embora os estudantes estivessem ansiosos com o resultado divulgado há duas semanas, as restrições financeiras causaram algumas preocupações. Murilo veio de uma escola pública em Canguaretama, no litoral sul Potiguar. Ele está no 6º período de C&T, com foco em Engenharia da Computação. Ele mora na residência da UFRN enquanto é bolsista de apoio técnico.
Yuri é filho de um frentista e de uma auxiliar de serviços gerais, que atua na universidade por meio de uma empresa terceirizada. Ele mora no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal, e está no 8º período de C&T, com ênfase em Engenharia Biomédica. “Estou bastante ansioso, porque vou para uma cultura totalmente diferente. Apesar do idioma ser o mesmo, fiquei sabendo que a maioria dos professores dá aulas em inglês”, conta Yuri.
Murilo explica que, mesmo com a maior parte dos custos sendo contemplada pela bolsa, ele não tem condições de arcar com os gastos referentes à documentação e às passagens de ida e volta ao país lusitano. “Para tirar o passaporte, por exemplo, nós teremos que ir até Recife”, afirma ele, que pretende arrecadar R$ 7 mil por meio da vaquinha virtual (confira os dados para doação no final da matéria). “Também estou muito ansioso. Nem tenho conseguido dormir direito. A gente vem de escola pública, segue correndo atrás e, graças a Deus, está dando tudo certo”, celebra Murilo.
Murilo relata que o processo de seleção começou em setembro do ano passado. Receber a aprovação representou uma espécie de alívio e orgulho, segundo ele. “Sempre quis fazer intercâmbio, então, sempre estava de olho, procurando uma oportunidade. Infelizmente, todos os processos eram pagos. Quando encontrei este, me inscrevi imediatamente. Encaminhei a documentação necessária, que incluía meu histórico, com as notas do ensino médio e meu rendimento acadêmico”, detalha, ao atestar: “Tudo isso é um sonho que agora se torna realidade”.
Como ajudar
Murilo Silva
Pix CPF: 136.743.954-01
Pix Vakinha: [email protected]
Vakinha: https://www.vakinha.com.br/4809265
Yuri Rafaell
Pix: (84) 98752-4800
Pix Vakinha: [email protected]
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.